Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Frente fria não será sentida no Piauí, explica climatologista

O climatologista comenta que os gráficos apontam que os efeitos cheguem ao Nordeste, porém, com pequenas alterações.

20/08/2020 19:19

A massa de ar frio que atinge fortemente o Sul do Brasil deve chegar ao Piauí e provocar pequenas alterações climáticas, analisa o climatologista Werton Costa. Conhecida com Massa Polar Atlântica, o fenômeno se forma na Patagônia e marca a transição entre o inverno e a primavera no hemisfério Sul.

Werton explica que os efeitos da  massa de ar devem ser sentidos na região Sul, onde provoca a queda de neve, a região Sudeste que sofrerá com geadas, e a faixa amazônica, que terá queda de temperaturas. Há expectativa ainda do Sul da Bahia sentir as alterações com mais intensidade.

Foto: Reprodução / Clima Tempo

O climatologista comenta que os gráficos apontam que os efeitos cheguem ao Nordeste, porém, com pequenas alterações. “Não há risco dessa massa atingir o Piauí provocando uma mudança radical nas condições térmicas. Os mapas mostram que ela vai provocar sutilezas como a redução de um grau na média de temperatura em alguns pontos. É o que vai acontecer no Piauí”, afirma.

Werton Costa resume que apesar da possibilidade dessa mudança, os piauienses podem ficar despreocupados que os efeitos não serão sentidos. “Durante o dia, essa diferença impacta de forma muito pequena e as pessoas não têm essa sensação términa. Durante a madrugada, pode ser que tenhamos condição de temperatura mais agradável”, finaliza.

Desde o início da semana que as consequências a passagem da massa de ar iniciaram em vários estado brasileiros. Neve, geada e baixas temperaturas estão entre os efeitos sentidos no Sul e Sudeste. O fenômeno deve durar até a próxima semana no país. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: