Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fotógrafos investem na essência de histórias de casais para captar momentos

Sabrina Melo e Adelino Frasão mostram um trabalho diferenciado ao se preocuparem para além da beleza estética do ensaio

26/09/2016 10:01

(Fotos: Sabrina Melo e Adelino Falcão)

É através da fotografia que momentos preciosos da vida de uma pessoa podem ser eternizados. O nascimento, a infância, adolescência, diferentes fases, aniversários, o casamento. Recordações que passam a ser concretizadas através de registros que perpassam pelo tempo. Especialmente para casamentos, a missão de captar imagens envolve não só a responsabilidade de criar um belo registro, mas transmitir a história de amor do casal. Pelo menos é dessa forma que Sabrina Melo e Adelino Frasão, da Duoretrato, enxergam o momento. 

Especialistas em registros para casamentos, Sabrina e Adelino mostram um trabalho diferenciado ao se preocuparem para além da beleza estética de um ensaio: eles registram a essência da história do casal. “Eu gosto de ouvir histórias, de saber um pouco da vida do casal. Então escutamos os noivos, conhecemos, descobrimos o que eles querem e, a partir do que eles contam, eu sugiro ideias”, relata Sabrina. 

Pela interação entre fotógrafos e casais, é comum nascerem ensaios desafiadores. Como quando Sabrina descobriu que o casal se apaixonou enquanto um ficava na parada e o outro passava de ônibus. Do relato dividido, surgiu a ideia de fazer parte do ensaio pós-casamento dentro do ônibus. 

“Às vezes, as pessoas chegam e dizem que querem o ensaio com balões ou com outra coisa, por exemplo, mas eu pergunto: você gosta de balão? Acho que a ideia é sempre trabalhar com elementos que façam parte da história daquele casal. É claro que se a pessoa quiser algo específico, também fazemos, mas a procura é sempre pela essência”, define. 

Redescoberta do olho apurado para fotografia 

A Duoretrato tem cerca de um ano de criação, mas a história do casal de fotógrafos é bem mais antiga. A fotografia surgiu para Sabrina em 2003, quando era graduanda do curso de Artes da Universidade Federal do Piauí. “Paguei duas disciplinas de fotografia e gostei muito, fiquei realmente interessada. Só que depois a vida veio com algumas surpresas. Tive três filhas e resolvi me dedicar à criação delas. Depois de um tempo, retomei. Tinha uma câmera compacta em casa e depois investi em uma profissional”, relembra Sabrina. 

Sabrina e Adelino são companheiros de trabalho e da vida (Foto: Duoretrato)

Após voltar a estudar e ter a orientação de uma amiga fotógrafa, Sabrina redescobriu o talento e olho apurado para a fotografia. Sem focar em uma área específica, a fotógrafa conta que iniciou fazendo todos os tipos de eventos até ser, realmente, conquistada pelas fotografias de casamento. 

“Já fiz e ainda faço muitos aniversários, porque tenho afinidade com criança e sempre são trabalhos legais, mas hoje a especialidade realmente são os casamentos, porque foi onde eu me encontrei na fotografia”, explica. 

Companheiro de trabalho e também de vida, Adelino Frasão entrou para o ramo da fotografia após Sabrina ficar sem a sócia. “Estava às vésperas de um casamento e minha sócia disse que não poderia ir. Foi quando o Adelino se dispôs a fotografar. Fizemos um curso intensivo durante algumas semanas e ele conseguiu dar esse apoio de uma maneira fantástica e foi só se especializando”, relembra. 

Blog com histórias de casais diferencia 

Você já deve ter ouvido a frase: “Os opostos se atraem... Assim são Raul e Bárbara: Ele... tímido. Já ela... decidida!”. É assim que começa mais um texto do blog da Duoretrato. Além da fotografia, a empresa também compartilha a história dos casais em relatos cheios de sensibilidade e detalhes. 

“Muita gente nos procura porque quer ver a própria história contada no blog. Eu também amo escrever. Quando um casal chama nossa atenção, a história sempre flui muito bem”, explica Sabrina. 

Com texto leve e atencioso, o Blog da Duoretrato é uma plataforma que fala sobre o amor real. A empresa também divide as experiências nas redes sociais através de página no Facebook e Instagram. 

Além dos textos, também são compartilhadas fotos dos ensaios que podem inspirar e conquistar novos casais. “Sempre falo que, na nossa empresa, a gente não está em busca de status, mas em busca de contar o que é verdadeiro. Para fotografar, você tem que entender a pessoa e ver o que ela tem a oferecer. Acho que, por isso, nosso trabalho se diferencia de muitos por aí”, finaliza Sabrina.

Por: Glenda Uchôa - Jornal O DIA
Mais sobre: