Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Forte chuva causa destruição e alagamentos em Teresina

Só na primeira hora de chuva foram aproximadamente 30ml de água.

28/01/2016 10:17

Três bairros de Teresina registraram casos de alagamento por conta da intensa chuva da noite desta quinta-feira (27). O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender cinco chamados, dois na Vila Irmã Dulce, na zona Sul, um no Real Copagre, na zona Norte, e um Pedra Mole, na zona Leste.

De acordo com o Major Egídio Leite, relações públicas do Corpo de Bombeiros, o maior problema nestes pontos é a falta de escoamento da água da chuva. “Os problemas de ontem não foram porque o volume dos rios aumentou e invadiu estes lugares, foi devido ao problema de escoamento de água. Não tendo para onde ela correr, as ruas e a casa vão alagar”, disse o Major.


Leia também: Teresina atinge média de chuvas esperada para o mês de janeiro 


A Defesa Civil do município foi acionado pelo Corpo de Bombeiros para averiguar se há maiores riscos nestes pontos. Durante todo o dia de hoje (28) o órgão vai fazer visitas a estes locais com o intuito de fiscalizar as casas atingidas e notificar os donos dos imóveis, se necessário.

Na casa da mãe de Leidiane Alves, no bairro Real Copagre, o muro da residência não suportou a força da chuva e caiu sobre a parede lateral atingido dois cômodos e alagando o imóvel. Um dos rapazes que moram na casa havia saído do local do acidente há poucos segundos. “Ele estava ajeitando o cano do corredor e por pouco não foi atingido. Assustada, minha mãe saiu correndo com as duas crianças daqui para casa da minha vó”, relatou.


Na residência moram sete pessoa, entre elas duas crianças. Foto: Assis Fernandes/ODIA

A Defesa Civil foi à casa da senhora hoje pela manhã e passou algumas recomendações para família. “Eles só pediram para gente escorar a parede do quarto, que foi a mais danificada, e para ficarmos atentos. Mas eles [a família] não vão ficar aqui. Todos vão para minha casa”, afirmou Leidiane Alves.


Parede do quarto corre o risco de desabar, caso continue chovendo. Foto: Assis Fernandes/ODIA

Na zona Sudeste, parte da Avenida Joaquim ficou intrafegável devido ao acúmulo de água. Já é comum este tipo de ocorrência na parte mais baixa da via, que não possui galerias para receber o grande fluxo de água nos períodos chuvosos.

Alguns motoristas preferiram não arriscar a travessia. Foto: Elias Fontenele/ODIA

De acordo com meteorologista Sônia Feitosa, na noite de ontem, na zona Norte, choveu aproximadamente 69,9 ml. Na zona Sul foi registrado 45,8 ml. Só na primeira hora da chuva foram aproximadamente 30 ml, o que caracteriza a chuva como intensa.

Ainda segundo a meteorologista, a previsão é que haja uma redução de chuvas hoje e amanhã, voltando a se intensificar apenas na próxima semana.  

Edição: Nayara Felizardo
Por: Ithyara Borges
Mais sobre: