Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fogo destrói teto de quiosques no Balneário Curva São Paulo

Este é o segundo caso em seis meses. As causas do incêndio ainda não foram descobertas.

13/01/2016 08:06

Após o incêndio que aconteceu na noite dessa terça-feira (12), no Balneário Curva São Paulo, na zona Sudeste de Teresina, onde o fogo destruiu o teto de pelo menos seis quiosques. Uma equipe da SDU Sudeste realizou visita no local na manhã dessa quarta-feira (13), para avaliar possíveis providências. 

“De início está sendo realizada a limpeza. Logo em seguida vamos avaliar o que foi destruído para que seja feito um orçamento. Se tiver como resolvermos por meio de dispensa de licitação, resolveremos, mas caso necessite de licitação, o processo pode durar de 60 a 90 dias para que seja executada a recuperação dos espaços atingidos”, esclarece o Superintendente Executivo da SDU Sudeste, Weldon Bandeira.

Ainda segundo o Superintendente Executivo, a cobertura que era de palha será substituída por um material menos vulnerável ao fogo, um vez que todas as barracas estão sendo substituídas aos poucos por outro tipo de cobertura.  

“O ideal seria cobertura metálica, mas teríamos o problema da acústica no período de chuva, como apresentaria também a temperatura mais elevada. Outra alternativa é a telha ecológica, que é menos sujeita a altas temperaturas e também possui uma acústica melhor”, pontua.

O Balneário Curva São Paulo, que é administrado pela Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), possui 46 quiosques, onde são comercializadas bebidas e refeições. A atual estrutura foi inaugurada em 2007, sendo uma obra da Prefeitura Municipal de Teresina, criada com o intuito de tornar uma importante área de lazer para a população.

Atualizada às 13:16

Um incêndio na noite desta terça-feira (12) destruiu cerca de 4 quiosques no Balneário Curva São Paulo, na zona Sudeste de Teresina. O fogo foi controlado por populares até a chegada do corpo de bombeiros. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido. Este é o segundo caso em seis meses. 

As causas do incêndio ainda não foram descobertas e serão investigadas pela polícia. “Ninguém sabe o que aconteceu. Quando fui ao quintal da minha casa, por volta de 20h, eu vi o fogo. Então fomos lá saber o que tinha acontecido, mas ninguém soube informar como começou o fogo”, afirmou Rayane Chaves, nora de uma das permissionárias e que mora próximo ao balneário.

O teto de pelo menos quatro quiosques ficou totalmente destruído. Segundo os permissionários, o fogo atingiu apenas aqueles bares que ainda eram cobertos com palha, o que, para os comerciantes, ajudou o fogo a se alastrar rapidamente. Há alguns anos, parte dos permissionários trocaram a cobertura feita com palhas por telhas ecológicas.

No momento do incêndio, nenhum dos estabelecimentos estava funcionando.  Populares ajudaram a conter o fogo até a chegada do Corpo de Bombeiros, que demorou cerca de 1 hora após o chamado.

O balneário Curva São Paulo foi inaugurado em 2007 para ser mais um ponto de lazer para os teresinenses. Nestes nove anos os permissionários vêm lutando para manter o local que já sofreu com enchentes e incêndios. Outra preocupação dos comerciantes é o abandono da área. Algumas barracas estão fechadas e o balneário não oferece estrutura suficiente para receber os clientes, o que dificulta as vendas e compromete a renda dos donos de bares.  

Veja aqui o vídeo!


Edição: Nayara Felizardo
Por: Ithyara Borges
Mais sobre: