Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fogo atinge unidade de conservação federal na BR-343

A Floresta de Palmares é a primeira Floresta Nacional do Piauí e já teve cerca de 50% de sua mata consumida pelas chamas. Bombeiros usam helicóptero.

15/10/2016 14:40

O Corpo de Bombeiros está dando continuidade no combate à série de queimadas que vem se observando no Piauí nas últimas semanas. A ocorrência desta vez é na Reserva Florestal de Palmares, uma Unidade de Conservação Federal de Uso Sustentável. A mata compreende 170 hectares e fica localizada na BR-343, próximo ao município de Altos, mas desde as primeiras da manhã de hoje (15), o fogo vem se alastrando e destruindo tudo a sua frente.

O Corpo de Bombeiros estima que cerca de 50% da floresta já tenha sido atingida pelas chamas até o começo da tarde. A informação é do major Rivelino Moura, que se encontra no local, auxiliando as equipes juntamente com o comandante geral da Corporação, coronel Carlos Frederico.


Foto: ICMBio

De acordo com ele, três guarnições dos Bombeiros atuam no combate às chamas, mas até o momento, o esforço empregado tem tidos resultados mínimos diante da velocidade e da intensidade com que o fogo vem se espalhando. “O vento é forte nessa área, porque é muito aberto. Contribui também a vegetação seca, por isso o trabalho se torna maior”, explica.

Já o tenente Edson, do Comando de Socorro dos Bombeiros, informou que há alguns pontos da Floresta que são de difícil acesso. Por conta disso, as equipes tentam controlar as chamas do alto, com o uso de helicópteros mapeando a área devastada, acompanhando a evolução do fogo e liberando jatos de água.

Reforço

Na manhã de hoje (15), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informou que recebeu uma aeronave do Governo do Ceará para ajudar no combate aos incêndios no Piauí. O helicóptero já está atuando, em conjunto com outra aeronave cedida pelo Estado do Pará. Os helicópteros estão sendo usados para fazer o mapeamento da área devastada pelo fogo e localizar mais facilmente focos de incêndio, permitindo, assim, ações mais rápidas e efetivas.

Nos últimos dois dias, o Corpo de Bombeiros registou 34 ocorrências apenas em Teresina e arredores. A instituição reforçou a equipe que realiza o combate às chamas, com 10 homens, somando 25 bombeiros em cada ação. O governador Wellington Dias liberou recursos para a compra do horário de folga dos bombeiros e solicitou o reforço do Exército Brasileiro, da Defesa Civil, das brigadas voluntárias e da Polícia Militar.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: