Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Flagra de transporte irregular de crianças em motocicletas é comum em Teresina

Segundo a gerente de Educação de Trânsito da Strans, Samira Mota, apesar das diversas campanhas educativas e fiscalizações, os teresinenses ainda acham normal transportar crianças de maneira irregular em motocicletas.

19/11/2016 09:24

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é bem claro em seu artigo 168, que diz que “transportar crianças em veículo automotor sem observância das normas de segurança especiais” é considerada uma infração de natureza gravíssima. A penalidade para quem comete esse tipo de infração é uma multa de R$ 293,47, além da retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada. Apesar da restrição, a realidade é bem diferente em Teresina. Andando pelas ruas da Capital, é possível visualizar, independente do horário, crianças sendo transportadas de maneira irregular em motocicletas, sem uso de capacete e sem as mínimas condições de segurança.
Flagra mostra criança sendo transportada sem capacete (Foto: Moura Alves / O DIA)

Segundo a gerente de Educação de Trânsito da Strans, Samira Mota, apesar das diversas campanhas educativas e fiscalizações, os teresinenses ainda acham normal transportar crianças de maneira irregular em motocicletas. “Essa é uma infração que acontece diariamente em Teresina. Sempre falamos dos riscos, principalmente para as crianças pequenas. Mas o que a gente vê é pai levando filhos para escola, às vezes duas crianças sendo transportadas na motocicleta, sem capacete”, comenta.

Ainda de acordo com Samira Mota, nem mesmo os diversos acidentes envolvendo o transporte irregular de crianças em motocicletas são suficientes para provocar uma mudança de comportamento na sociedade. “Nas blitze, pedimos que os pais tenham amor pela vida do próprio filho, que é mais importante do que qualquer coisa”, completa.

Os riscos de transportar crianças de forma inadequada em motocicletas são bem elevados. As crianças são mais vulneráveis a traumas durante um acidente de trânsito, isso porque ainda não possuem os mesmos reflexos de um adulto para se proteger. Para evitar acidentes, o ideal é que crianças com idade abaixo de 7 anos não sejam transportadas em motocicletas. Já as crianças que passaram dessa idade devem utilizar um capacete específico, que deve se ajustar às dimensões da cabeça para garantir o funcionamento correto.

A íntegra desta reportagem pode ser lida na edição deste sábado do Jornal O DIA.

Fonte: Jornal O DIA
Edição: Virgiane Passos
Por: Natanael Souza
Mais sobre: