Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Firjan: Teresina é a capital mais desenvolvida do Nordeste

Prefeito Firmino Filho aponta que posição é resultado dos esforços emprendidos em várias áreas.

02/02/2016 07:17

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou uma pesquisa apontando a cidade de Teresina como a mais desenvolvida do Nordeste. O índice da Firjan leva em consideração os indicadores das áreas de educação, saúde, e emprego e renda. Os dados utilizados pela Federação para realização do estudo são de 2013. Mais de cinco mil municípios brasileiros tiveram o nível de desenvolvimento econômico analisado.

Para o prefeito Firmino Filho (PSDB), a posição ocupada por Teresina no cenário nacional é motivo de orgulho e resultado de todos os esforços da administração. Ele cita o caso de outros rankings, como o estudo do Banco Mundial que apontou Teresina como uma das cidades mais competitivas da América Latina e o da Folha de São Paulo, que mostra a capital piauiense como a 12ª cidade brasileira em investimentos.

“É importante perceber que as medições que são feitas externamente por instituições renomadas reconhecem os avanços que a cidade tem tido, principalmente na área de saúde e de educação”, disse o chefe da administração municipal.

O cálculo utilizado pela Firjan avalia cada setor e gera um índice que varia de 0 a 1 e assim como índice de Desenvolvimento Humano, quanto mais próximo de 1, melhor é o desenvolvimento da cidade. A nota de Teresina no ranking da Firjan foi de 0,7813. Na educação, a nota foi de 0,7816; na saúde, 0.7814 e em prego e renda, 0,7809.

A nota da educação considera o número de matriculas no ensino infantil, a media de aulas por dia e a nota do Indeb. Já na saúde, leva-se em consideração o número de internações sensíveis a atenção básica, mortalidade infantil por causas evitáveis e o número de internações. No quesito emprego e renda, o índice leva em conta a quantidade de postos de trabalho formal foram gerados, a renda, os salários médios, a desigualdade social e a capacidade de absorção a mão de obra local.

Foto: Assis Fernandes

Por: João Magalhães - Jornal O DIA
Mais sobre: