Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fieis e voluntários participam da montagem de tapetes de Corpus Christi

Neste ano, estimasse que o tapete seja com mais de 150 metros.

26/05/2016 11:08

Muitos fieis acordaram cedo nesta quinta-feira (26) para ajudar na montagem dos tapetes para celebrar o Corpus Christi em Teresina. Cerca de 50 voluntários estiveram presente na Catedral Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, Centro da Capital para preparar a decoração dos tapetes para a procissão, que acontece no final da tarde.

Inicialmente, os tapetes ficavam apenas em frente à Catedral e mediam aproximadamente 15 metros. Neste ano, estimasse que o tapete esteja com mais de 150 metros, que se estende desde a entrada da igreja até o portão principal. A cabelereira e vendedora Célia Morais Sucupira contou que a intenção dos fieis e da igreja é que esses tapetes sejam colocados em todo o percurso da procissão. Entretanto, é necessária a ajuda de mais voluntários e colaboração de mais grupos e movimento da igreja, além da Prefeitura de Teresina, com a interdição das ruas e financeiramente, vez que os custos são elevados.


Foto: Assis Fernandes/ODIA

Ela, que participa da confecção dos tapetes há oito anos, destacou a importância desta festa para os católicos. Para ela, esta celebração representa uma homenagem à Cristo. “Este é o único dia em que Cristo sai às ruas abençoando nossas casas e nossas famílias. Quando fazemos uma festa, nós colocamos um tapete para o convidado, e para Cristo é da mesma forma”, explicou.

Nos tapetes são representados diversos símbolos da católicos, como o símbolo da Catedral, do Corpo de Cristo, Cristo Crucificado, do Ano Santo da Misericórdia, entre outros, além de símbolos dos grupos e movimentos da igreja, como EJC, Pastoral Familiar, Dismo, Batismo, Catequese, etc.

Célia Morais, juntamente com familiares e voluntários, fica responsável pela preparação do material utilizado na confecção dos tapetes, como impressão das imagens e tingimento da serragem usada para colorir os desenhos. As cores são dadas através da pigmentação feita com anilina, mas também é utilizada da forma natural.

“Nós estamos na reunidos na minha casa há mais de 20 dias tentando adiantar os trabalhos, principalmente a coloração. Antigamente era só na criação e no dom, mas agora decidimos criar as artes, que facilita na hora de colocar a serragem e criar o desenho. Toda noite mais de 30 pessoas iam na minha casa ajudar a colar as artes e tingir o serragem, mas montando somos mais de 50 pessoas”, finalizou.

Carla Cíntia Lima é voluntária, coordenadora da liturgia da Paróquia Nossa Senhora das Dores e voluntária da Arquidiocese de Teresina. Ela contou que a arrumação para a missa iniciou às 8horas, e para celebração eucarística, que começa às 16 horas. Já a procissão, deverá começar após a missa, por volta das 17h30.

Segundo ela, para os católicos a celebração do Corpus Christi é um momento de muita fé, e um dos pontos altos da fé cristão. “É a celebração onde solenemente temos a presença do corpo e sangue de Cristo, e Jesus Caminha conosco nessa procissão. Ao longo dos anos, tanto fieis, que ajudam na montagem e na estrutura de um modo geral, como de participantes na procissão”, finalizou.

André Inácio, de 16 anos, faz parte do grupo Acólitos, da Paróquia de São Francisco, localizada no bairro Dirceu, zona Sudeste de Teresina, e acordou cedo para participar da montagem dos tapetes de Corpus Christi. Para ele, esse trabalho simbólico é muito importante para a igreja, além de manter as pessoa mais unidas.

“Eu participo dos Acólitos há quatro anos. Essa missão me foi dada e eu gosta de estar aqui, sempre com Acólitos, auxiliando, acompanhando, incentivando outros jovens que queiram conhecer participar também. Estar todos os anos aqui nessa catedral, servindo, tanto na confecção dos tapetes quanto no altar é a data que eu mais espero no ano. Me dá uma alegria e me revigora a cada ano poder participar dessa festa e me dá um sentimento diferente, uma alegria da alma”, finalizou o jovem.

Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: