Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Festival reúne violeiros do Norte e Nordeste do país

Maior festival do gênero no Brasil, o evento acontece há 43 anos e é uma vitrine para os violeiros

20/08/2016 09:10

Teresina está recebendo repentistas e violeiros de vários estados para se apresentarem Maior festival do gênero no Brasil, o evento acontece há 43 anos e é uma vitrine para os violeiros no Festival de Violeiros do Norte/ Nordeste. A 43ª edição do evento contará com apresentações até o próximo domingo, dia 21. A programação é gratuita e começa sempre a partir das 19h, no Teatro de Arena. 

Os shows contam com a participação de violeiros vindos de todo o país. Cerca de 160 músicos veteranos e calouros se reúnem no palco durante as noites de apresentação. “Quando o evento começou, era só norte e nordeste, mas, posteriormente, violeiros do Brasil inteiro começaram fazer parte”, comentou Pedro Mendes, violeiro e organizador do evento. 
O festival conta com a realização da Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí. A primeira edição do evento ocorreu em 1971 e no ano seguinte foi sediada em Fortaleza. O sucesso do encontro despertou interesse de repentistas de todo o Brasil e, a partir disso, vários estados começaram a fazer festivais e incentivar a cultura do repente e do cordel. 

Hoje, o festival faz parte da programação em comemoração ao aniversário de Teresina, tendo o objetivo de manter viva a literatura de cordel e suas práticas. Ao longo de suas edições, além dos shows dos músicos, também realizou lançamentos, como o do livro de pesquisa sobre Domingos Fonseca, considerado o maior repentista de todos os tempos. Outro destaque que marcou o festival foi a apresentação da declamadora Mariana Telles. 
Os violeiros que desejarem participar podem procurar a Casa do Cantador, na Rua Lúcia, 1419, bairro Vermelha, zona Sul de Teresina e se inscrever. O Teatro de Arena, onde estão acontecendo as apresentações, fica localizado na Praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça da Bandeira, no Centro de Teresina.
Por: Yuri Ribeiro - Jornal O DIA
Mais sobre: