Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Festival de Pipas abre competição que deve atrair mais de 500 crianças

Evento segue até o dia 12 de junho e faz parte de programa que incentiva a integração de crianças que convivem em áreas diferentes da cidade.

03/06/2015 06:52

Diversas pipas invadiram o céu de Teresina na manhã de ontem (2), quando foi dado início ao II Segundão - competição que promete envolver mais de 500 crianças da capital piauiense que são assistidas pelo programa Segundo Tempo, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel). Aproximadamente 85 crianças participaram do Festival de Pipas realizado nessa terça-feira, representando 17 escolas-núcleos do programa, de bairros diferentes de Teresina. A programação segue até o dia 12 de junho. 

O Segundo Tempo é um convênio da Prefeitura de Teresina com o Ministério do Esporte, que teve início em 2013 e tem a duração de dois anos. O programa oferece atividades esportivas para 5 mil crianças, divididas em 50 escolas do município. “Dentro desse programa, desenvolvemos algumas atividades para incentivar mais ainda as crianças no convívio com outras de diferentes áreas da cidade. Então, o II Segundão oferece atividades diferentes das do ano passado. Realizamos o Festival de Pipas, teremos um Festival de Calouros, Gincana e um Festival de Queimadas. No do ano passado, oferecemos atividades mais tradicionais como futebol e atletismo; neste, mudamos a filosofia do trabalho trazendo atividades para estas crianças terem opção de praticar diferentes modalidades”, declara João Henrique Sousa, coordenador do Programa Segundo Tempo em Teresina. 

Foto: Elias Fontenele/ ODIA

Na ocasião, foram distribuídas medalhas para todos os participantes, que interagiram com crianças de outros bairros e seus organizadores. “O objetivo desse evento não é formar campeões, é integrar essas crianças e oferecer um momento de lazer e cultura, fazer essa confraternização entre as crianças. Como escolas estão participando, vamos premiar primeiro, segundo e terceiro lugar de escolas com troféu, mas todos os participantes irão ganhar medalhas. Todas elas vão chegar em casa mostrando a medalha para os pais, dizendo que participaram de um programa interessante”, conta João Henrique. 

O Jonathans Portela tem 12 anos, é morador do bairro Água Mineral e estuda na Escola Delmiro Coelho Machado. Ele aprendeu a soltar pipa no evento e conta o quanto ficou satisfeito. “Estou participando do programa há um ano e já aprendi a jogar bola, badminton, queimada, vôlei, futsal, handball. E o Festival de Pipas foi muito bom, porque conheci crianças de outros bairros e reencontrei amigos que moravam no meu bairro e se mudaram”, conta Jonathans. 

De acordo com a Prefeitura, o Segundo Tempo está implantado em 50 escolas municipais com o objetivo de democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. A ideia do programa é buscar o envolvimento das crianças incentivando a prática esportiva e, ao mesmo tempo, criar alternativas que venham tirá -las do mundo das drogas. 

O evento tem como intuito principal dar oportunidade de unir os participantes dos programas que moram em bairro distantes, distribuídos nas 50 escolas onde Segundo Tempo está implantado. “Eles ficam distantes e não tem um contato um com o outro. O Segundão é justamente para uni-las. A ideia foi criar competições lúdicas com as modalidades que eles mais gostavam, onde todos pudessem participar e se divertir”, esclarece Socorro Soares, coordenadora setorial do Segundo Tempo e organizadora do Festival de Pipas.

Por: Ana Paula Diniz - Jornal O Dia
Mais sobre: