Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Festival de Inverno movimenta a venda de produtos artesanais em Pedro II

O evento movimenta a cidade com a venda de produtos artesanais e aluguel de casas para visitantes

30/05/2016 07:43

O Festival de Inverno de Pedro II está em sua 13ª edição. Realizado anualmente, o evento já trouxe para o Piauí cantores importantes do cenário musical internacional, nacional e local. Em anos anteriores, já passaram pelo palco montado na praça Bonelli, principal praça da cidade, Milton Nascimento, Ana Carolina, Jorge Bem Jor, J. J.Jackson e muitos outros. Devido a isso, ano após ano, o evento vem ganhando prestígio do público e destaque no cenário musical.


A repercussão e a importância do evento são sentidas dentro da própria cidade de Pedro II que durante o ano todo se prepara para a festa. Barraquinhas são montadas ao redor da praça em que o evento acontece, o estoque das lojas de artesanatos é reforçado para conseguir dá conta da quantidade de clientes e os restaurantes se preparam para oferecer o que existe de melhor da culinária local.

Muito além de um evento musical, é possível notar claramente que o Festival movimenta a economia do município com venda de produtos artesanais, alugueis de casa e restaurantes diversos espalhados pela cidade.

Enquanto milhares de pessoas se divertem durante os quatro dias de festa, algumas pessoas se organizam para ganhar uma renda extra e tornar seus trabalhos conhecidos. Para a artesã Elzirene Maria do Nascimento, o Festival de Pedro II é um evento importante para os produtores locais. "Essa é uma oportunidade para que a gente divulgue nossos trabalhos, visto que aqui passam muitos turistas e muitas pessoas de fora", comenta.

Elzirene está representando a Associação dos Artesãos de Pedro II em um estande montado na praça matriz da cidade, onde acontecem os shows locais do Festival. Em seu estande é possível encontrar peças de jogos americanos, quites de tapete para cozinha, canetas, marcadores de páginas artesanais e outrls produtos. A Associação tem uma loja fixa em Teresina e sempre que pode, participa de eventos como esse. "A gente já participou do Piauí Sampa alguns anos atrás ", acrescenta.

Além dos produtos artesanais da Associação, os turistas que visitaram Pedro II durante o Festival, tiveram a oportunidade de conhecer e comprar outros trabalhos locais como bolsas, sandálias e roupas.

Opala é um dos produtos mais procurados

Além de “Suíça Brasileira”, Pedro II também é conhecida como a “Terra do Opala”. Isso porque o município tem a única reserva de gemas nobres de opala no Brasil.

A opala é um dos produtos que mais vendem durante o Festival de Inverno. Algumas lojas já existentes na cidade, montam seus estantes para oferecer colares, brincos, anéis e outros tipos de jóias.

José de Ribamar participa do Festival de Inverno desde a sua primeira edição. "Há mais de dez anos eu venho para cá. Inicialmente eu vinha representando outras empresas mas faz 6 edições que eu venho representando a minha própria loja", conta o vendedor.

Segundo ele, o opala é o produto mais procurado pelos turistas. "As pessoas que vem para cá sempre querem voltar com uma lembrança da cidade e geralmente essa lembrança é uma pedra de opala. Até nos anéis artesanais de tucum, as pessoas querem que tenha a pedra",acrescenta o vendedor.

José Ribamar enfatiza a importância do Festival para os produtores locais. "Participar do evento, além do lucro a gente consegue obter, temos um fator essencial: o artesão que expõem seus produtos e coloca na vitrine para vender, acaba fazendo com que ele seja conhecido", finaliza.


Por: Aldenora Cavalcante - Jornal O DIA
Mais sobre: