Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Festa da Mãe de Deus reúne cerca de 10 mil pessoas em Teresina

A concentração se iniciou as 6h da manhã no Centro Pastoral Paulo VI.

12/10/2015 08:57

A 9ª Festa da Mãe de Deus, em homenagem a Padroeira do Brasil, está sendo realizada na manhã desta segunda- feira (12). Desde as seis horas da manhã fiéis se reúnem na Avenida Frei Serafim para seguir em Procissão até a Igreja de São Benedito, onde deve ocorrer a Coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida. 

De acordo com o Padre Fábio Fernandes, coordenador da Festa, a expectativa era de oito mil pessoas, mas já foi superada. "Temos em média dez mil pessoas reunidas aqui, fiéis de outros municípios vieram a Teresina para festejar esse momento de renovação de fé e comunhão", disse. 

Fotos: Elias Fontenele/ ODIA

A imagem de Nossa Senhora Aparecida está em peregrinação em Teresina desde o dia 1º de outubro. No decorrer do percurso rezando o Santo Terço, cerca de cinco paradas estratégicas, como o Hospital Getúlio Vargas e o 25º BC, serão realizadas ao longo da Avenida Frei Serafim. 

De acordo com o Padre Francisco Borges, caravanas de todo o Piauí prestigiam a festa nesta segunda. "Pessoas de Miguel Alves, Campo Maior e outros tantos municípios estão celebrando conosco esse momento histórico, pois ele faz parte da celebração de trezentos anos da imagem", disse o coordenador da peregrinação.

O coordenador do evento ainda explica que a Festa da Mãe de Deus é uma manifestação da identidade católica da cidade e de toda a Arquidiocese. “O evento vai conta com a participação do arcebispo Dom Jacinto Brito, de padres, diáconos, outros bispos e de todo o povo de Deus. A procissão marcam a Festa da Mãe de Deus que é uma manifestação da identidade católica”, frisou o padre Fábio Fernandes. 

Fiéis acompanharam a Procissão e Coroação de Nossa Senhora Aparecida

A professora Socorro Mota contou que é devota da santa há mais de 10 anos, e que não poderia deixar de participar da Festa da Mãe da Deus. Para ela, esta é uma graça para o povo piauiense em poder ter a oportunidade de receber a imagem da Santa. “É um momento de benção, muita fé e misericórdia, então nós temos que agradecer a Deus a passagem dela por Teresina. Eu sou muito devota dela, uso anel, colar, tenho imagens e camisetas em casa, e toda minha família é católica. Eu sempre recorro a Ela, para ela interceder junto a Deus”, relatou.

Já a garçonete Núbia Rêgo mora no bairro Taquari, zona Sudeste de Teresina, e revelou que acordou às cinco horas da manhã só para pode acompanhar a procissão. Ela disse que não poderia perder esta oportunidade de ficar perto da imagem de Nossa Senhora Aparecida, sua santa de devoção. Além de assistir à Festa da Mãe de Deus, ela aproveitou para agradecer pelas graças alcançadas durante mais de uma década.

“As pessoas dizem que o povo do Piauí é excluído, mas fomos glorificados pela presença de Nossa Senhora. Eu já recebi três graças, uma especialmente, foi ter conseguido trazer o corpo do meu irmão, que faleceu na Itália, e para a minha neta. Minha família é toda católica e minha mãe sempre levava os filhos para as romarias no Ceará, e eu desde pequena acompanhava e nunca mais larguei”, finalizou Núbia Rêgo.

Por: Paloma Vieira e Isabela Lopes- Jornal O Dia
Mais sobre: