Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Feriados em 2016 caem no meio da semana e geram prejuízo ao comércio

Confira a lista dos feriados nacionais e datas comemorativas.

29/12/2015 07:23

O ano de 2016 ainda nem chegou e muitas pessoas já estão pensando nos feriados nacionais. Ao todo, serão nove datas festivas que cairão no meio da semana, fazendo com que os dias de trabalho, de grande parte dos brasileiros, sejam mais curtos. E o primeiro feriadão já começa agora, sexta-feira, 1° de janeiro, Réveillon, que emenda com o sábado (2) e domingo (3), bom para quem deseja viajar ou curtir a data com família.

Para os trabalhadores, os feriadões são excelentes para descansar, já para os comerciantes, isso significa queda nas vendas. Segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí (Sindilojas), Luiz Antônio Veloso, os feriados prolongados sempre significam prejuízo ao comércio, sobretudo porque as pessoas aproveitam para viajar, o que deixa a cidade ainda mais esvaziada.

“Aqui não é uma cidade com pontos turísticos, que atrai visitantes, então quando tem um feriado desse, que junta com outros dias, há perdas, porque há mais pessoas que saem da cidade do que pessoas que chegam na cidade”, disse, acrescentando que os prejuízos são menores quando os feriados caem no meio da semana, como quarta-feira, quando não é possível somar com outros dias, ou ainda aos sábados, já que as lojas comerciais do Centro de Teresina não funcionam.

A atendente Ana Maria Gonçalves, de 32 anos, demonstrou alegria ao saber que a maioria dos feriados cairá em dias como sexta ou quintafeira. “É legal, porque dá para juntar com o final de semana e ter alguns dias há mais de folga, o que não dá para fazer quando é no meio da semana, porque é só um dia”, explicou.

Já o ambulante Leandro Gomes, de 28 anos, não comemorou as datas. Isso porque, como ele trabalha no Centro de Teresina e as lojas estarão fechadas, não terá clientes comprando suas mercadorias, logo, terá prejuízo. “É ruim para mim, porque eu não tenho carteira assinada e dependo do que vendo na rua. Se não tiver nada aberto, como que eu vou trabalhar?”, questionou Leandro.

A comerciante Tânia de Sousa também não ficou muito satisfeita com tantos feriados caindo no meio da semana. Ela destacou que, como as pessoas aproveitam as datas para viajar, as vendas acabam caindo. “É bom para quem vai viajar, que pode aproveitar o feriado, mas para quem depende do comércio, esses feriados prolongados só causam prejuízo, porque são muitos dias sem vendas”, frisou.

Além dos nove feriados nacionais, ainda há duas datas comemorativas para os teresinenses e piauienses, que é o aniversário de Teresina, 16 de agosto (terça-feira), e aniversário do Piauí, 19 de outubro (quarta-feira). Nessas datas, comércio e repartições públicas não funcionam.


Confira a lista dos feriados nacionais e datas comemorativas


1º de janeiro (sexta-feira) – Ano Novo

09 de fevereiro (terça-feira) – Carnaval – ponto facultativo

25 de março (sexta-feira) – Sexta Feira da Paixão

27 de março (domingo) – Páscoa

21 de abril (quinta-feira) – Tiradentes

1º de maio (domingo) – Dia do Trabalhador

26 de maio (quinta-feira) – Corpus Christi

16 de agosto (terça-feira) – Aniversário de Teresina

07 de setembro (quarta-feira) – Independência do Brasil

12 de outubro (quarta-feira) – Nossa Senhora Aparecida

19 de outubro (quarta-feira) – Dia do Piauí

02 de novembro (quarta-feira) – Finados

15 de novembro (terça-feira) – Proclamação da República

25 de dezembro (domingo) – Natal

Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: