Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Faltam vacinas em alguns postos de saúde

Tanto a vacina de Hepatite A quanto Tríplice Viral estão em falta em algumas unidades de saúde

03/07/2015 07:35

Desde o começo da semana a professora Marcela Miranda já percorreu diversos postos de saúde e hospitais de Teresina para conseguir vacinar sua filha de apenas 01 ano e cumprir o calendário de vacinação. Infelizmente, tanto a vacina de Hepatite A quanto Tríplice Viral estão em falta em algumas unidades de saúde. 

Segundo Marcela, que mora na região da Usina Santana, ela buscou hospitais da região, como no bairro Todos os Santos, Dirceu e até na Maternidade Wall Ferraz, conhecido com Ciamca, e em todas as unidades ela era informada que não havia a vacina. Em um único posto que havia a medicação, o hospital não contava com a seringa. 

“Quando eu morava na zona Norte e buscava o posto da Primavera ou próximo ao cemitério São José também sempre faltava. Tem nos hospitais, mas nos postos quase nunca tem e quem trabalha lá fala que quando chega acaba rápido, porque a procura é muito grande”, disse. 

A professora destacou, contudo, não entender como essas vacinas, que são obrigatórias no calendário de vacinação das crianças, faltam em vários postos da capital Ela ressaltou ainda que é possível fazer um controle de quantas doses são necessárias, vez que ao nascer, as crianças são cadastradas. 

“Dá para ter uma ideia de quantas vacinas são precisas para atender à demanda com base nesse cadastro. A Organização Mundial de Saúde reconhece as ações preventivas do governo brasileiro, com a inclusão de novas vacinas no calendário, então como que eles têm essa importância tão grande e não conseguem ter vacinas suficientes?”, questionou a professora. 

Além disso, Marcela frisou que as vacinas até podem ser encontradas em hospitais particulares, porém, devido à falta do medicamento da rede pública, muitos pais acabam se deslocando para essas clínicas e encontrando salas lotadas. “Eu não tenho tempo para esperar em um consultório, porque a quantidade de crianças é muito grande. Há cinco anos, quando eu dei as vacinas do meu filho mais velho, não tive nenhum problema, mas eu tive que vaciná-lo em um hospital particular e a segunda dose não pode ser feita num posto de saúde”, frisou. 

Falta de vacina é um problema nacional 

Em relação à falta de algumas vacinas em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que, desde novembro de 2014, o Ministério da Saúde está com problemas para atender as demandas mensais de alguns imunobiológicos, o que acarreta no não atendimento regular para os Estados. 

A Rede de Frio de Teresina recebe os estoques de vacinas da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). Após o recebimento da Sesapi é feita a conferência e a distribuição às Unidades de Saúde e hospitais de acordo com as solicitações e demandas. Como está no início do mês, as salas de vacina estão sendo abastecidas pela Rede de Frio. A FMS garante que há estoque de vacinas para todo o mês de julho.

Por: Natanael Souza- Jornal O Dia
Mais sobre: