Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Falta de sinalização provoca acidentes na linha férrea da zona Norte

Sem sinal sonoro e sem a cancela que impede a passagem de veículos enquanto o trem ou o metrô passa, local tornou-se perigoso

29/07/2016 07:13

A falta de sinalização entre o balão da Avenida Rui Barbosa com a Miguel Rosa, na zona Norte de Teresina, tem causado muitos transtornos e acidentes para pedestres e motoristas que transitam pelo local. Ainda mais porque a via é cortada pela linha férrea, o que requer mais atenção dos condutores ao passarem pelo lugar.

Há alguns anos, a cancela que impedia a passagem de veículos enquanto o trem cargueiro e o metrô passavam foi retirada, assim como o sinal sonoro que alertava os motoristas da vinda do trem. Sem esses aparatos, a quantidade de acidentes aumentou consideravelmente, segundo o vidraceiro Antônio Fernandes de Farias, que trabalha há mais de 16 anos próximo ao local.

Foto: André Nascimento/ODIA
“Antigamente, tinha sinal sonoro e uma cancela que baixava e impedia os carros de avançarem; assim como, o semáforo com barulho quando o trem vinha. Tinha uma guarita, que foi fechada e está abandonada. Quando tinha guarda da Strans controlando o trânsito, não tinham muitos acidentes, mas desde que eles saíram, aumentou a quantidade de acidentes, de trem batendo nos carros e levando tudo”, relata.
O vidraceiro afirma também que os motoristas não respeitam a distância limite entre o local de parada e os trilhos, e alguns carros chegam a ser levados pela locomotiva. Mesmo o trem buzinando, muitos condutores acabam não ouvindo, seja porque estão com os vidros fechados ou porque estão com o som ligado, e isso faz com as colisões aconteçam com frequência.
“O trem buzina, mas as pessoas não ouvem. O que tem de carro sendo levado não é brincadeira. Pessoas já morreram, já saíram extremamente feridas e, um dia desses, o metrô pegou um ônibus, em cheio, que estava lotado, mas como ele estava devagar, arrastou o ônibus e logo parou; mas se fosse o cargueiro, tinha matado mais de 30 pessoas”, conta.
Antônio Fernandes acredita que a falta de sinalização é o principal fator para que os acidentes aconteçam e que, mesmo com inúmeras ocorrências, os órgãos competentes não tomam as devidas providências em corrigir a sinalização ou colocar um guarda de trânsito no local.
“Quando tiraram a cancela, mas deixaram os guardas, eles iam para o meio da rua e ficavam controlando o trânsito e dava certo. Agora os motoristas não respeitam e param praticamente em cima dos trilhos, bem pertinho do trem passando. Faz anos que tiraram e nunca mais fizeram nada para resolver isso”, lamenta.
Já Aluísio Rodrigues, que trabalha em um trailer em frente ao Instituto Antonino Freire, destaca que, desde que foi feito o recapeamento da Avenida Rui Barbosa, em outubro do ano passado, a sinalização horizontal não foi colocada de forma adequada. “As faixas estão praticamente imperceptíveis de tão apagadas, o que dificulta a visibilidade dos pedestres e motoristas.
A sinalização do metrô é péssima e, vez ou outra, tem um acidente. As pessoas também reclamam bastante quando vão atravessar, porque a faixa de pedestre está apagada, os motoristas não respeitam e as pessoas precisam se aventurar entre os carros, atravessar correndo, até correndo o risco de ser atropelada”, descreve.
Contraponto
Com relação à cancela na passagem de linha férrea na zona Norte de Teresina, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito informa que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a colocação deste equipamento é opcional e, como estava causando acidentes, decidiu- -se pela retirada. Sem a cancela, não havia necessidade de manter um guarda de trânsito no local; por isso, a cabine foi desativada. Já com relação à sinalização horizontal, a Strans afirmou que será feito o reforço da pintura.

Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: