Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Falta de medicamentos prejudica pacientes da UBS do bairro Memorare

Segundo os usuários, o problema vem se arrastando há mais de três meses e eles não sabem quando a situação será normalizada.

07/01/2016 07:10

Quem depende dos medicamentos distribuídos gratuitamente na Unidade Básica de Saúde do bairro Memorare, na zona Norte de Teresina, tem enfrentado dificuldades para receber os remédios na data marcada. Dezenas de pacientes em tratamento de doenças crônicas, cadastrados na farmácia da Unidade, necessitam mensalmente dos medicamentos, que, em sua maioria, são inacessíveis por conta do alto preço de comercialização.

Segundo os usuários, o problema vem se arrastando há mais de três meses, sem nenhuma resposta satisfatória por parte da administração da UBS. Ao chegarem ao local na data marcada para receber o medicamento, os pacientes são encaminhados para outras unidades, onde nem sempre conseguem ter acesso aos medicamentos.

A dona de casa Maria do Amparo Souza, de 58 anos, sofre com problemas de colesterol alto e utiliza, diariamente, os medicamentos distribuídos na UBS do bairro Memorare. Ela conta que não possui condições financeiras de custear o tratamento por conta própria e, por conta disso, teme ser prejudicada pela falta de medicamentos na farmácia da Unidade.

“No mês passado, por conta dessa falta, me encaminharam para outro bairro e só assim consegui receber o medicamento. É uma situação complicada, porque não posso estar saindo de casa por conta dos problemas de saúde. Se eu tivesse condições, compraria os remédios por minha conta, mas, como não tenho, é o jeito passar por isso”, desabafa.

Com problemas de pressão alta, José Machado, de 45 anos, é mais um dos pacientes que depende dos medicamentos distribuídos na Unidade Básica de Saúde do bairro Memorare. Ele conta que, na maioria das vezes, não consegue ter acesso aos medicamentos na data marcada pelos responsáveis pela farmácia da Unidade. “Eles sempre dizem que está em falta, e pedem para voltar outro dia. Muitas pessoas dessa região dependem desse serviço, espero que a distribuição seja normalizada o mais rápido possível”, pontua.

Francisca Eliane da Costa é deficiente visual e sofre com problemas de colesterol alto. Ela afirma que, na maioria das vezes, que vai em busca do medicamento é encaminhada para outro local, o que dificulta ainda mais o tratamento. “Antigamente, eu sempre recebia, mas ultimamente o remédio está em falta todas as vezes que venho”, comenta.

Procurada pela reportagem, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), responsável pela distribuição dos medicamentos nas unidades de saúde da capital, informou que os medicamentos que estão em falta na Unidade Básica de Saúde do bairro Memorare estão entre os itens que não estão sendo entregues por conta de problemas nos laboratórios de fabricação. Assim que a distribuição nacional for regularizada, os medicamentos devem voltar a ser distribuídos para as UBSs normalmente.


Foto: Assis Fernandes/ODIA

Por: Natanael Souza - Jornal O DIA
Mais sobre: