Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Falta de água prejudica teresinenses de várias regiões da cidade

Pelo menos 14 bairros ainda estão sem o fornecimento regular de água. Agespisa diz que até o fim do dia o problema será resolvido.

12/09/2016 14:01

Os teresinenses foram surpreendidos, logo no início dessa semana, com uma má notícia. Por conta de uma pane elétrica, a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada na zona sul. por conta desse incidente, grande parte dos bairros da capital ficaram com o abastecimento de água interrompido. Apesar de o problema ter sido solucionado ainda na tarde do último domingo (11), muitos teresinenses ainda enfrentam dificuldades. 

Para a comerciante Maria Raimunda de França, a falta de água representou prejuízos nessa segunda-feira (12). Ela fornece refeições diariamente para dezenas de pessoas, mas por conta da interrupção no abastecimento acabou ficando no prejuízo, logo no primeiro dia útil da semana. “Foi um prejuízo muito grande, porque não deu para produzir nada”, lamenta a comerciante, que é moradora do bairro Renascença, zona sudeste da capital. 

Para tentar amenizar os danos causados pela falta de água, Maria Raimunda França aproveitou a segunda-feira para abastecer vasilhames com a pouca água que ainda saia pelas torneiras da casa. A expectativa dela é que o fornecimento seja restabelecido de maneira rápida, para evitar maiores prejuízos em sua produção de refeições. “A gente espera que seja normalizado logo, porque, caso isso não aconteça, os prejuízos vão ser ainda maiores nas vendas. Sem água não temos como trabalhar”, destaca. 

Claudia Araújo, moradora  do bairro Planalto Uruguai, zona leste, também é faz parte dos milhares de teresinenses prejudicados  pela falta de água que atingiu a capital nos últimos dias. Por conta do problema, ela foi obrigada a abastecer baldes com água, em uma escola das proximidades de sua residência.

“A única alternativa encontrada foi levar água nos baldes até em casa. se não fosse por isso, ninguém teria ido trabalhar ou estudar nessa segunda feira”, destaca a moradora, que também afirma que problemas no abastecimento de água são comuns na zona leste de Teresina. 

Contraponto

Por meio de nota, a Agespisa informou que o sistema de captação de água bruta está funcionando em sua capacidade máxima desde o último domingo, mas alguns bairros continuaram sem água após a resolução do problema, principalmente os localizados em regiões altas de Teresina. Segundo a Agespisa, a regularização ocorre gradualmente, à medida que os reservatórios são reabastecidos. 

No momento, os bairros mais afetados por essa situação são:

  • Zona Sul – Bela Vista, Morada Nova, Lourival Parente, Esplanada, Vila Irmã Dulce;
  • Zona Leste – Planalto Uruguai, Morada do Sol, Piçarreira, Vila Meio Norte, Vila Bandeirante, Vila Samaritana;
  • Zona Sudeste – Renascença, Monte Horebe, Todos os Santos.

A previsão é de que o abastecimento nesses bairros seja normalizado até a noite de hoje. A regularização ocorre gradualmente, à medida que os reservatórios são reabastecidos. As partes mais baixas da cidade começaram a receber água novamente ainda na noite de ontem.

Por: Natanael Souza - Jornal O Dia
Mais sobre: