Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fake news: UBS em Oeiras não foi interditada por causa da covid; entenda

Circula pelas redes sociais que a unidade foi fechada porque profissionais testaram positivo. Informação é falsa e foi desmentida por um médico da unidade..

30/06/2020 10:33

É falsa a informação que circula nas redes sociais e links em aplicativos de mensagem dizendo que um posto de saúde localizado no bairro Rosário, em Oeiras, foi interditado por conta da contaminação de profissionais da saúde pelo coronavírus. A informação falsa dá conta de que o posto municipal estava lacrado e fechado para atendimento à população.


Leia também: 

Fake News: entenda quando pode ser caracterizado crime 

Você já acreditou e repercutiu uma fake news? 


O fato foi desmentido e esclarecido pela reportagem do Portalodia.com, que visitou o local e constatou que o posto de saúde do bairro Rosário encontra-se aberto e funcionando normalmente para atendimento de pacientes com síndromes gripais e suspeita de covid-19. 

Uma enfermeira que trabalha no local, Moris Graziella, relatou à reportagem a real situação: “todos os atendimentos estão acontecendo normalmente, pré-natal, atendimento ao paciente, entrega de remédios. A população não precisa ficar com medo de buscar atendimento no posto [de Saúde do bairro Rosário], porque estamos aqui para atender e na verdade ficamos muito tristes com a situação, porque informação falsa deixa a população ainda mais amedrontada e nós não queremos isso”, esclareceu a enfermeira.

O Portalodia.com também conversou com a secretária municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Freitas. Por telefone, ela foi taxativa ao afirmar que a informação da interdição do posto de saúde do bairro Rosário é falsa e que, na verdade, distorceram um fato que aconteceu há dois meses naquela unidade e o colocaram como se fosse algo recente, criando um relato inconsistente a respeito.


Posto de saúde do bairro Rosário, em Oeiras, está atendendo à população normalmente - Foto: Sandy Swamy/O Dia

“O que houve foi que há aproximadamente dois meses, nós tivemos um profissional médico que foi positivado para covid-19, o município procedeu com as orientações da Vigilância Sanitária de afastamento do profissional pela quarentena. Fizemos a sanitização dentro do estabelecimento de saúde, conforme preconiza o Ministério, tanto na parte interna, quanto na parte externa, isolamos a unidade, direcionamos o fluxo de pacientes para serem atendidos em outras unidades de saúde e afastamos os outros servidores durante o período de fechamento que é preconizado, ou seja, um dia apenas. O posto de saúde do bairro Rosário não está interditado. Está atendendo normalmente e qualquer informação contrária é fake news”, reiterou a gestora.

O próprio médico que foi diagnosticado com covid-19, Thiago Rebelo, falou com a reportagem do Portalodia.com e esclareceu os fatos: “testei positivo dia 07 de maio e tive sintomas leves, fiquei 14 dias isolado, e todos os profissionais fizeram o teste e deram negativo. Depois disso, houve outra testagem da prefeitura onde todos deram negativo novamente. Essa história é mentira, as faixas [de isolamento na frente do posto] estão aí para evitar aglomeração. O posto ficou somente um dia fechado para esterilizar o local", explicou o médico.

Situação em Oeiras

De acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura Municipal de Oeiras, a cidade tem 264 casos confirmados do novo coronavírus com sete óbitos, sendo que quatro são de pacientes residentes em Oeiras, um de Isaías Coelho, um de São João da Varjota e um de Santo Inácio do Piauí. Até o momento, há cinco pacientes internados em enfermaria covid no Hospital Regional Deolindo Couto, e sete na UTI. Pelo menos 134 pessoas estão confirmadas com a doença cumprindo isolamento domiciliar, 31 receberam altas hospitalares, e 80 já foram liberadas do isolamento após se curarem da covid-19.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações de Sandy Swamy
Mais sobre: