Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Faixas exclusivas desagradam motoristas

Mesmo sem estar em vigor, faixa da Avenida Presidente Kennedy é criticada por condutores.

28/03/2015 08:14

As vias mais movimentadas de Teresina estão recebendo a implantação de faixas exclusivas para o transporte coletivo. Na Avenida Presidente Kennedy, zona Leste de Teresina, os motoristas reclamam que a medida, que ainda nem está em funcionamento, não deve trazer ganhos para o trânsito da região.
 As faixas na Avenida Presidente Kennedy seguem do cruzamento com a Rua Visconde da Parnaíba até o balão do bairro São Cristóvão. O promotor de venda Pablo Henrique Silva conta que, para ele, as faixas exclusivas não devem trazer muitas melhorias para o trânsito na região. “Essa faixa favorece mais os ônibus e deve deixar o trânsito mais lento para nós que agora só teremos uma faixa”, reclama. 

Para o analista de sistemas, Leonardo Ribeiro, a medida deve piorar o tráfego na avenida. “Como é que colocam faixas exclusivas em uma avenida que só possui duas faixas em cada lado? Em avenidas como a Frei Serafim, as faixas exclusivas são viáveis, mas aqui não, pois o número de linhas de ônibus que passa por aqui não é grande”, acrescenta.
O gerente administrativo Pedro Moraes também concorda que a implantação das faixas exclusivas para transportes públicos ocorra apenas em avenidas mais largas. “Sobre as faixas exclusivas na Avenida Frei Serafim eu não digo nada. Mas aqui na Kennedy, os motoristas mais lentos demoram para mudar de faixa e, já que só tem duas [faixas] em cada lado, o trânsito acaba ficando mais lento”, afirma. 
Motorista há 40 anos, Pedro Carvalho conta que o trânsito realmente melhorou nas ruas Pires de Castro e na Avenida Frei Serafim após a colocação das faixas exclusivas. “Na Pires de Castro e na Frei Serafim, as faixas exclusivas são necessárias porque ali passam muitos ônibus, mas aqui na Avenida Kennedy não tem sentido”, disse. 
Segundo informações da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), a implantação das faixas exclusivas na Avenida Presidente Kennedy ainda não está completa, pois as placas de sinalização ainda não foram instaladas no local. As faixas exclusivas, portanto, só devem começar a valer após a colocação da sinalização, que deve indicar os horários em que as faixas serão exclusivas para os transportes públicos. Dezesseis linhas de ônibus passam pela avenida e cada linha conta com quatro veículos. A previsão é que as faixas exclusivas comecem a valer ainda este mês e agentes de trânsito estarão na via orientando os motoristas.
 O objetivo da implantação das faixas exclusivas nas vias mais movimentadas da capital é estimular o uso do transporte público pela população. Na Avenida Presidente Kennedy, as faixas exclusivas para transporte coletivo prometem melhorar a mobilidade de milhares de teresinenses que trabalham nas regiões centrais e residem em bairros mais afastados. 
Veículos só poderão acessar a faixa exclusiva durante os horários determinados se estiverem se dirigindo a estabelecimentos próximos, com estacionamento próprio, como farmácias, restaurantes e residências ou para realizar a conversão em alguma via.
Por: Priscila Florêncio- Jornal O Dia
Mais sobre: