Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Faixa exclusiva para motociclistas reduz em 100% número de acidentes

Implantada no cruzamento das avenidas Miguel Rosa com Frei Serafim, medida deve ser expandida para outros pontos

18/08/2016 07:29

A faixa de retenção exclusiva para motociclistas, que começou a funcionar no mês de junho, já tem dado bons resultados. Segundo a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), com apenas dois meses de implantação, no cruzamento das avenidas Miguel Rosa com Frei Serafim, o número de acidentes com motociclistas reduziu em 100% no local.

O diretor de Trânsito e Sistema Viário da Strans, José Falcão, explica que, nesse cruzamento, eram registrados cerca de três acidentes por mês e, após a colocação da faixa exclusiva para motociclistas, não houve registro de nenhuma ocorrência. Com a excelente avaliação, a expectativa é que essa ação seja expandida para outros pontos da cidade.

“Ainda estamos fazendo uma análise e monitorando os resultados, que deverão ser concluídos no final deste mês. Somente com este panorama em mãos é que poderemos avaliar a expansão para outros locais de Teresina, que ainda estão sendo definidos”, disse.

Faixa de retenção mede cinco metros e acomoda até 6 motos (Foto: Moura Alves/O Dia)

Segundo Falcão, a estimativa é que, até o mês de setembro, novos locais recebam as faixas exclusivas para motociclistas. Ele acrescenta que esta solução foi implantada em outros estados, como São Paulo, e os resultados foram bastante satisfatórios, tanto para os condutores de motocicletas e automóveis quanto para os pedestres.

Marcos Rolf, presidente da Associação dos Motociclistas do Piauí (AMO/PI) - entidade que solicitou a implantação da faixa exclusiva, argumenta que a redução de acidentes revela que a medida é funcional e deve ser expandida para toda a cidade. Ele ressalta que nenhum motociclista deu entrada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), vítima de acidente no local, graças à faixa.

“Esse foi um pedido nosso feito há oito meses e mostra como o número de acidentes diminuiu consideravelmente, isso em apenas dois meses e em fase experimental. Agora estamos fazendo outro pedido para que seja aprovada a expansão dessa ação, porque percebemos que os motociclistas estão se sentindo seguros, e os motoristas, apesar de alguns estarem desinformados, estão obedecendo e respeitando”, disse.

Ao oferecer um local seguro aos motociclistas, a faixa evita que ocorram acidentes, vez que os condutores não precisam disputar espaço com os carros no momento em que o sinal abrir. Pelo fato do arranque das motos ser mais rápido, quando eles ficam na frente, faz com que os motoristas saiam primeiro e não haja o congestionamento para os outros carros.

Por: Isabela Lopes - Jornal O Dia
Mais sobre: