Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estudantes realizam protesto por FIES na porta de faculdade

O prazo final para o financiamento é dia 30 de Abril. Até o momento, a faculdade está com um bloqueio junto ao FNDE.

17/04/2015 08:57

Segundo a assessoria de imprensa da faculdade, a instituição não possui gerência sobre o sistema de financiamento, a responsabilidade dessa liberação de vagas é o Ministério da Educação (MEC). Segundo o regulamento divulgado pelo Ministério, a prioridade para as vagas são, realmente, para alunos de Medicina, Odontologia e Licenciaturas.

"A instituição é credenciada no MEC e não podemos determinar as vagas que serão destinadas aos alunos da faculdade. Nós temos o maior interesse de auxiliar os alunos na graduação e nós não queremos esse bloqueio", relata Marcos Sávio.

Segundo ele, 66 alunos da instituição já realizam o financiamento desde a noite de ontem. "Nós tínhamos valores limitados para o FIES, mas já conseguimos torná-lo ilimitado para aumentar as chances desses alunos", complementa.

A instituição deve divulgar ainda no dia de hoje (17) uma nota explicativa sobre o FIES.

Atualizada às 10:22

Estudantes de uma instituição de ensino superior privada realizaram uma manifestação na manhã de hoje (17), na porta da faculdade. A mobilização é para que haja soluções para os estudantes que buscam conseguir o FIES. O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação.

A instituição está com um bloqueio junto ao  Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), impedindo que os acadêmicos tenham acesso ao financiamento. Segundo as informações divulgadas nas redes sociais, desde o dia 5 de agosto os alunos solicitam a regularização da instituição junto ao FIES. 

Os estudantes vestem camisas pretas, cantam e protestam com cartazes e foguetes. Utilizando a hashtag #SemFiesNaoDa #CadeOFies eles mobilizaram muitos estudantes da instituição que ainda não integram o Fies.

Uma estudante que não quis se identificar, relatou o difícil acesso ao FIES. "Eu consegui realizar o financiamento há um ano, mas isso foi um processo cansativo e estressante, é pouco dinheiro para tanta demanda. Com esse bloqueio muita gente tem deixado a graduação por não conseguir arcar com as despesas. Está muito mais complicado e ninguém entende silêncio da faculdade", relata a estudante. 

O prazo final para realizar o financiamento é dia 30 de abril, prazo já prorrogado pelo Ministério da Educação. No dia 30 de Março foram divulgadas as novas regas do programa. O limite do reajustes das mensalidades de cursos financiados é de 6,4%, além da determinação que exige nota mínima de 450 pontos no exame nacional do ensino médio como condição de receber o benefício. 

A estudante de Farmácia, Tânia Amorim, participa do protesto e afirma que a faculdade não entra em diálogo com os alunos. " A única coisa que disseram é que o governo prioriza os cursos de medicina. Isso não existe. Nós mobilizamos os estudantes ontem, e na mesma hora soubemos que as vagas do FIES tinham sido liberadas. Um estudante de medicina confirmou que conseguiu realizar o financiamento", conta.

A estudante ainda relata que em minutos as vagas não estavam mais disponíveis, apenas alunos de medicina conseguiram. "Quando eu entrei na faculdade disseram que a gente ia conseguir o FIES, mas até agora estamos esperando, por isso estamos manifestando", complementa Tânia.

Fotos: Cinthya Sacha


Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: