Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em protesto, estudantes da UFPI isolam salas e aulas no CCE são canceladas

Estudantes trancaram as portas com Durepox e picharam paredes com palavras de protesto contra medidas do Governo Federal

28/11/2016 09:44

Todas as salas dos prédio do CCE e do bloco de moda da Universidade Federal do Piauí amanheceram bloqueadas com Durepox nas fechaduras. Essa foi uma ação dos estudantes que estão ocupando a Ufpi e estão protestando contra as medidas do Governo Federal, principalmente a PEC 55, que será votada amanhã no Senado, e que corta os gastos públicos em vários setores, inclusive saúde e educação.


Além de trancarem as salas, os estudantes fizeram pichações nas paredes com palavras de protesto (Foto: Assis Fernandes/O Dia)

Além de bloquear as salas, os alunos fizeram algumas pichações com frases de protestos e denúncias com relação à PEC, e também questionando os professores da UFPI que decidiriam não aderir à greve nacional da categoria.


Estudantes trancaram as salas de aula com durepox (Foto: Assis Fernandes/O Dia)

Hoje (28) pela manhã, foram suspensas as aulas dos cursos de Pedagogia, Comunicação e Artes, mas também salas dos cursos de Moda, Música, e a entrada da Rádio Universitária também  bloqueadas. Moda e Música, no entanto, como só têm aulas à tarde e à noite, não terão sua carga horária comprometida, porque uma equipe de funcionários já está fazendo a troca das fechaduras.


As portas de salas de aula do CCE e do bloco de Moda foram fechadas com durepox pelos estudantes em protesto (Foto: Assis Fernandes/O Dia)

Segundo a diretora do CCE, professora Ana Beatriz Sousa, a UFPI vai registrar um Boletim de Ocorrência e as medidas cabíveis estão sendo tomadas. “Os estudantes não podem grevar. Não há nada oficial, então o que eles estão fazendo é uma discussão sobre a PEC. Ontem à noite, sem que ninguém visse, eles decidiram iniciar essa ação de fechar as salas e fazer as pichações, como forma de impedir que as aulas aconteçam”, diz a professora Ana Beatriz.


Professora Ana Beatriz Sousa, diretora do CCE da UFPI (Foto: Assis Fernandes/O Dia)

De acordo com o estudante Ramon de Araújo, do primeiro período de Comunicação Social, ninguém estava sabendo do que iria acontecer, então vários alunos se dirigiram para a UFPI para assistir aula, mas quando chegaram, se depararam com as portas fechadas. “Eu acho que a paralisação está certa, fazer isso é uma forma de protesto para conseguir o que se quer”.

A estudante Emanuele Bezerra, que é do curso de Pedagogia e uma das participantes do movimento Ocupa UFPI, afirma que o que está acontecendo é uma suspensão das aulas de conteúdo, ou seja, os alunos estão deixando de ter aulas do currículo normal, mas estão tendo oportunidade de adquirir conhecimento político sobre o que está acontecendo no Brasil.


A estudante Emanuele Bezerra faz parte do movimento Ocupa UFPI e explica o motivo do isolamento das salas (Foto: Assis Fernandes/O Dia)

“Estamos ocupando a universidade com aulas públicas e outras ações. Acreditamos que a PEC vai passar, porque todos os conchavos já estão feitos, mas não com a nossa ignorância”, é o que declara a estudante. Ela reafirma que está havendo uma greve estudantil, e que o tempo de aula está sendo usado para discutir e debater sobre as questões políticas do atual cenário.

Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: