Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estudantes do Nordeste terão mais crédito disponível para o Fies

O Condel aprovou, nesta quinta-feira (23), a destinação de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE) para o Fies na região.

23/11/2017 17:54

Os jovens nordestinos que estão entrando na rede privada de ensino superior poderão ter mais dinheiro disponível para contratar o Fundo de Financiamento Estudantil. Foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), nesta quinta-feira (23), a destinação de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE) para o Fies na região.

Segundo o presidente do Condel e superintendente da Sudente, Marcelo Neves, em 2018 serão R$ 700 milhões destinados pelo FNE, operado pelo Banco do Nordeste (BNB), e pelo menos 20% do FDNE, operado pela Sudene e pelo BNB. “Haverá o reforço no caixa, com o recorte regional garantido pelo Ministério da Integração, da Fazenda e da Educação”, afirma.

Marcelo Neves explica que os recursos do FDNE, quando não são totalmente aplicados, precisam voltar para o Tesouro Nacional. Devido à retração econômica, muitos agentes produtivos evitavam contrair empréstimos. “A gente ficava devolvendo dinheiro para Brasília. Agora, teremos pelo menos 20% desse recurso aplicado em um setor importante, que é a educação”, defende o superintendente.

Conselho Deliberativo da Sudene (Condel). (Foto: Júlio Serra)

Por: Nayara Felizardo (de Fortaleza)
Mais sobre: