Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estudantes bloqueiam o trânsito e queimam pneu na Frei Serafim

Os manifestantes, a maioria secundaristas, fecharam por alguns minutos os cruzamentos da Frei Serafim e em algumas ocasiões houve um princípio de tumulto

06/01/2017 17:20

Eles são poucos, mas anualmente estão lá protestando contra o aumento da passagem de ônibus em Teresina. A cena se repetiu na tarde desta sexta-feira (06), quando dezenas de estudantes bloquearam a avenida Frei Serafim, gritando palavras de ordem e provocando congestionamento.


Manifestantes bloquearam as duas pistas da Avenida Frei Serafim, uma de cada vez (Foto: Elias Fontinele / O DIA)

Congestionamento formado durante protesto de estudantes na Avenida Frei Serafim (Foto: Elias Fontinele / O DIA)


No cruzamento com a avenida Miguel Rosa, os estudantes queimaram pneus e o Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar as chamas. O trânsito ficou parcialmente interrompido por cerca de 20 minutos e em seguida os manifestantes retornaram em direção à Igreja São Benedito. Por volta das 18h, eles seguiam no sentido Leste -Centro.

No início do protesto os manifestantes, a maioria secundaristas, fecharam por alguns minutos os cruzamentos da Frei Serafim e em algumas ocasiões houve um princípio de tumulto. Motos e carros tentaram furam o bloqueio e foram vaiados pelos estudantes. Em outra situação, a polícia ameaçou intervir no protesto alegando que alguns jovens estavam tentando depredar bens particulares. “A tropa de choque está só esperando”, intimidou uma policial.

Policiais militares acompanharam a manifestação (Foto: Elias Fontinele / O DIA)

Manifestantes consideram aumento da tarifa de ônibus abusivo (Foto: Elias Fontinele / O DIA)

Segundo Ilana Mota, o protesto é para mostrar ao prefeito Firmino Filho (PSDB) que os estudantes continuam lutando contra o reajuste da tarifa, mesmo que a passagem estudantil esteja congelada. “Ele sabe que se aumentar a nossa vai ter luta, então acaba levando para o trabalhador, que já está sufocado com a rotina do dia-a-dia e não tem como se manifestar”, destaca.

José Jonas Leon lembra que, se os estudantes têm a tarifa congelada, os pais continuam pagando os reajustes abusivos. “Eles não têm dinheiro para ser jogado no lixo. Nossos pais são atingidos e por isso estamos aqui”, afirmou o estudante.

A tarifa de R$ 3,30 começou a ser cobrada a partir de hoje e representa um aumento de 20%.

Manifestantes atearam fogo em pneus no cruzamento das avenidas Miguel Rosa e Frei Serafim, atrapalhando o tráfego de veículos por cerca de 20 minutos (Foto: Cícero Portela / O DIA)

No final da tarde, manifestantes também bloquearam por alguns minutos o cruzamento da Avenida Frei Serafim com a Rua Desembargador Pires de Castro (Foto: Cícero Portela / O DIA)

Por: Nayara Felizardo e Cícero Portela
Mais sobre: