Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estado já entregou mais de 1 milhão de alevinos para produção de peixes

Estado já entregou mais de 1 milhão de alevinos para produção de peixes no Piauí

22/05/2017 10:02

Apenas no ano de 2017, até o começo de abril, a Coordenação de Pesca e Aquicultura (Suaf) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) já recebeu mais de 90 solicitações, somando 3 milhões de alevinos solicitados. Até ao fim de abril, foi entregue um total de 1.155.000. Foram entregues alevinos das espécies tambaqui, tilápia e hiobridos de tambatinga, atendendo 1.100 familias de agricultores familiares distribuídas em mais de 80 municípios do Piauí, em todos os 12 territórios do estado. O planejamento da SDR é produzir e distribuir 1.500.000 alevinos em 2017.

Luciano Sousa, que é engenheiro de pesca e coordenador de Aquicultura e Pesca da SDR, ressalta os resultados positivos obtidos. “Nós, atualmente, estamos cumprindo a meta que projetamos desde o ano passado. A distribuição desses alevinos para os agricultores familiares é de grande impacto e valia para a consolidação da atividade da piscicultura no estado“, ressalta o coordenador.

Uma das principais atividades da Coordenação de Pesca e Aquicultura é a produção e distribuição de alevinos. A Estação Piloto de Piscicultura Deputada Francisca Trindade, localizada no município de Nazária, tem atualmente a capacidade instalada de produzir 5 milhões de alevinos de tilápia e tambatinga por ano. Os principais beneficiários são associações de piscicultores, produtores rurais e pescadores, mas estão aptos a solicitarem quaisquer instituições formalmente concebidas, desde que sejam sem fins lucrativos, como fundações, cooperativas, associações, colônias de pescadores, prefeituras, secretarias municipais e estaduais.

Feita a solicitação formal à SDR, o pedido será analisado e, conforme a disponibilidade de alevinos, esses serão distribuídos na estação de piscicultura (sempre às quintas e sextas-feiras), após a entrega do termo de recebimento entregue ao responsável pela solicitação. É Importante ressaltar que uma pequena taxa de R$15 é cobrada para custear cada embalagem e o oxigênio usado para o transporte. Cada embalagem pode transportar entre 1000 e 2000 alevinos (dependendo da distância a ser percorrida).

Complexo Agroindustrial de Piscicultura

Com um cronograma traçado para beneficiar, inicialmente, 3 mil piscicultores, um complexo agroindustrial será implantado no município de Nazária. Os investimentos na obra serão de R$ 55 milhões. "Já estamos na fase final de aquisição da área e agora estamos chamando tanto o fundo de investimento, como a consultoria que está nos apoiando para que possamos fazer uma nova programação. A previsão é de que, ainda em maio, tratemos da execução da obra", pontuou o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma.

Está prevista reunião para os próximos dias com o governador Wellington Dias, secretário Francisco Limma e consultores que participam da elaboração e programação da obra.  

O coordenador de Aquicultura e Pesca da SDR ressalta também que a construção do complexo faz parte do Plano Estadual de Desenvolvimento de Política Públicas voltadas para a piscicultura. A primeira fase que diz respeito ao planejamento, tamanho das estruturas e busca do montante a ser utilizado já foi finalizada. A segunda, que é a elaboração dos projetos de engenharia, definição dos modelos produtivos, avaliação econômica, transferência de tecnologia e capacitação dos funcionários do complexo, tem previsão de ser iniciada ainda no primeiro semestre de 2017, devendo ser apresentado até junho de 2017 o cronograma com as fase de instalação do complexo.

Fonte: Ascom
Mais sobre: