Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estado intensifica entrega de sementes e mudas nesta semana

Estado intensifica entrega de sementes e mudas nesta semana

16/01/2017 10:04

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), intensifica, nesta semana, a distribuição de sementes e mudas - safra 2016/2017. Na segunda-feira (16), a distribuição será nas cidades de Bom Jesus e Corrente. Já na terça-feira (17), haverá solenidade de distribuição de sementes e mudas, em Teresina, para a regional do território Entre Rios. A solenidade de entrega tem início às 11h, no auditório da SDR, com a presença da governadora em exercício Margarete Coelho.

A secretaria iniciou a distribuição de sementes e mudas pela região Sul do estado, ainda em dezembro de 2016. Os 224 municípios do Piauí serão contemplados com a entrega de 210 toneladas de sementes de feijão, 100 toneladas de sementes de milho, 500 mil raquetes de palma forrageira e 1 milhão de mudas de caju, contemplando 45 mil famílias de agricultores familiares. Para esta ação, o Governo do Estado está investindo R$ 5.549.000.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, explicou que as sementes e mudas serão entregues para as regionais do Emater, que entregarão para os municípios, por meio de uma comissão constituída pelos escritórios do Emater, as secretarias de agricultura e os sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais. “A ideia é que estas entidades municipais possam cadastrar agricultores familiares que sejam beneficiados por programas sociais do governo federal ou estadual e que possuam o documento de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP)”, acrescenta o gestor.

De acordo com levantamento feito pela equipe da SDR, 17 regionais do Emater já receberam sementes de milho e continuam recebendo as sementes de feijão. Os pontos de recebimento das regionais de Picos, Canto do Buriti, Teresina e Pedro II já receberam as mudas de caju. Já as raquetes de palma forrageira devem chegar na próxima semana na região semiárida do Piauí.

O diretor de Agricultura Familiar da SDR, Antônio José Pereira, enfatizou que o período de plantio teve início em dezembro de 2016 e se estende até fevereiro deste ano, reforçando que a secretaria está realizando a entrega de sementes e mudas dentro da temporada de plantio.

Cronograma de entrega de sementes e mudas desta semana:

Fonte: Ccom
Mais sobre: