Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estacionar em fila dupla e em locais proibidos são as principais infrações

Irregularidades ocorrem principalmente no Centro de Teresina e atrapalham a fluidez do trânsito

30/07/2016 09:25

No início da manhã, o trânsito na Rua Primeiro de Maio, no Centro de Teresina, fica um verdadeiro caos. Como a rua é de mão dupla, os motoristas não respeitam e acaba invadindo a via contrária, causando congestionamento e muita confusão. Os condutores também estacionam os carros em fila dupla, o que dificulta ainda mais o tráfego, vez que a pista fica estreita por conta dos veículos que estacionam nos dois lados da rua. 

O mesmo ocorre em outra via próxima, a Rua Eliseu Martins. A pista é sentido único, mas como os carros estacionam nos dois lados, inclusive em locais proibidos, como garagens e rampas de acessibilidade, o tráfego fica comprometido e o congestionamento é intenso. 

Foto: Moura Alves/ODIA

O guardador de carros Erasmo Gomes trabalha vigiando os veículos da Rua Primeiro de Maio há seis anos e conta que o congestionamento no local é muito intenso, sobretudo a partir das 9h. Ele explica que isso ocorre porque muitas pessoas estão indo para as clínicas e hospitais e a falta de vagas faz com que os motoristas comentam infrações estacionando em locais irregulares. 

“Os motoristas param em qualquer lugar, porque eles têm consulta agendada e, muitas vezes, estão atrasados. Pela manhã, aqui é um caos, os motoristas invadem a pista do outro, fica uma confusão, carro parado em mão dupla, impedindo que o outro carro saia. Eu tento orientar os motoristas quando vão estacionar, mas nem todo mundo respeita. A Strans também está sempre por aqui, multa os motoristas errados, mas não adianta nada e no dia seguinte acontece tudo de novo”, disse. 

Com tantas infrações, a quantidade de notificações aplicadas diariamente também é elevada. Segundo o agente de trânsito da Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito), Douglas Iran, todos os dias são aplicadas diversas notificações nestas ruas e região do Centro de Teresina. Em muitos casos, as reclamações são feitas por pessoas que se sentem prejudicadas com os veículos que estacionam de maneira irregular. 

“As pessoas ligam solicitando a presença de uma viatura porque há veículos trancando, parados na porta da garagem ou em rampa de acessibilidade. Essa área hospitalar como um todo é bastante problemática, porque muitas pessoas vêm, até de outras cidades, para essas clínicas e hospitais e, porque estão com problema de saúde, se acham no direito de estacionar em um local errado por se sentir prioritária, e causa essa série de transtornos”, disse. 

Douglas Iran acrescenta que as principais infrações registradas pelos agentes da Strans são: estacionar em local proibido, que é considerada uma infração mé- dia, com valor de R$ 85,13; e estacionar em fila dupla, Irregularidades ocorrem principalmente no Centro de Teresina e atrapalham a fluidez do trânsito A idosa conta que a casa é fruto de muito esforço dela e do marido, que faleceu há quatro meses Projeto prevê a construção de um parque semelhante ao Parentão e ao Parque da Cidadania considerada infração grave, com valor de R$ 127 e cinco pontos na carteira. De acordo com ele, essas são as ocorrências que mais atrapalham a fluidez do trânsito, já que afunilam a via. 

Para o agente de trânsito, a solução para este problema seria a oferta de mais estacionamentos, não em via pública, mas prédios privados que comportem a demanda de veículos que tem crescido muitos nos últimos anos. “O trânsito já não comporta mais tantos carros. E o Centro é uma área bem complicada, porque determinados servi- ços só são oferecidos aqui, como cartórios. A própria descentralização desses serviços para os bairros seria uma maneira de ajudar a reduzir esse fluxo de veículos”, sugere.

Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: