Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Espetáculo teatral homenageia heróis da Batalha do Jenipapo

Campo Maior recebe hoje a tradicional encenação que recria um dos embates mais emblemáticos do País

13/03/2015 07:46

Mais uma vez a encenação que lembra a épica batalha ocorrida às margens do riacho Jenipapo , em Campo Maior, há 192 anos – entre brasileiros e portugueses -, emocionará as milhares de pessoas que se farão presentes ao evento que ocorre no local do embate. Quarenta e oito atores e 80 figurantes prometem um grande espetáculo, nesta sexta-feira (13/03), que tem como principal objeto eternizar a memória de heróis que lutaram, na ânsia de conseguir a sonhada liberdade. 

Para a produtora do espetáculo, a atriz Lari Sales, a peça sempre emociona: “Essa emoção toma conta dos atores e de todo o público, porque estamos falando da nossa história; é como se, derrepente, nos transportássemos para aquela época. Impossível não sentir as lágrimas nos olhos, a emoção que toma conta da nossa alma”, assinala. Ela acrescenta que o público participa ativamente, seja aplaudindo os personagens brasileiros, entre piauienses, cearenses e maranhenses , ou vaiando aqueles que representam os portugueses. 

Escrita pelo dramaturgo Ací Campelo e dirigido por Arimatan Martins, a Batalha do Jenipapo entra em sua 17ª edição. “A peça é uma homenagem aos heróis da Batalha do Jenipapo, ocorrida em 13 de março de 1823, no atual município de Campo Maior”, informa Lari Sales, lembrando que a intenção é utilizar a linguagem litúrgica e poética do teatro para contar a história da batalha e da Independência do Brasil.

“Nós sempre fazemos alterações. É um espetáculo muito simbolista, não mostramos apenas uma batalha. É cheio de símbolos, mas a história fica muito clara para a opinião pública e os estudantes que presenciam o espetáculo”, assinala Lari, “portanto, nossas mudanças giram em torno de um personagem a mais, uma cena a mais, uma entrada diferente. Fazemos cenas para emocionar as pessoas e elas ficam realmente muito tocadas com a peça, porque nós somos os heróis da independência do Brasil. Não somos apenas heróis do Piauí, nós somos heróis do Brasil”. 

A encenação tem duração de 40 minutos e é parte da programação do evento, promovido pelo Governo do Estado, que acontece todos os anos no dia 13 de março no Monumento dos Heróis da Batalha do Jenipapo - erguido em memória aos piauienses que morreram pela Independência do Brasil. Nesse local, todos os anos, acontece a entrega da Comenda Mérito Renascença do Piauí, quando são agraciadas pessoas de diversos segmentos da sociedade que, de uma forma ou de outra, vêm realizando trabalhos relevantes no Estado. 

Em exposição permanente, o Museu do Couro, no local, conta com acervo bélico de combatentes e reconta a história da luta. Lá também está situado do cemitério dos heróis, onde estão enterrados aqueles que morreram na batalha. Ainda consta da programação missa, culto, visita ao cemitério, desfile da Guarda de Honra, entrega das medalhas, execução de músicas pela banda de música do Exército e a distribuição da revista em quadrinhos “A Batalha do Jenipapo”, de Bernardo Aurélio, uma adaptação da obra “Foices & Facões”, asssinada por Bernardo Aurélio e Caio Oliveira.

Por: Marco Vilarinho - Jornal O Dia
Mais sobre: