Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Especialistas falam sobre pane no jatinho que traria Xuxa ao Piauí

A informação inicial é de que o jatinho teria sido atingido por um raio e sofrido uma despressurização, o que obrigou o pouso de emergência

06/12/2016 10:39

Uma possível pane no jatinho que traria Xuxa Meneghel ao Piauí, na tarde de ontem (05), está dividindo opiniões e chegou a levantar suspeitas de alguns internautas. A apresentadora postou um vídeo no instagram, no qual aparece usando máscara de oxigênio e pedindo desculpas por não poder comparecer ao evento que divulgaria a Casa X, um local de eventos em Teresina.

O Portal O DIA falou com alguns especialistas para explicar o que pode ter acontecido. A informação inicial é de que o jatinho teria sido atingido por um raio e sofrido uma despressurização, o que obrigou o pouso de emergência.

Segundo o físico Romeu Oliveira, o material com o a qual é feito uma aeronave causa a blindagem eletrostática, evitando que um raio provoque danos. “Todo material condutor - a exemplo dos metais - quando eletrizados, concentram seu excesso de cargas na face externa, mantendo o campo elétrico interno nulo”, explica.

Na prática, devido à blindagem eletrostática, ninguém será acometido de descarga elétrica estando dentro de um condutor. “Inclusive, é muito comum que aeronaves sejam atingidas por raios, mas sem que haja problemas”, afirma Romeu.

O comandante Gregório Mendes, confirma a informação do físico. “Se ocorrer algum dano à aeronave, ele é mínimo. Talvez queime algum equipamento eletrônico, mas não conheço registro de despressurização provocada por um raio”, comenta o piloto.

Ele compara a pressurização de uma aeronave com um balão, que quando é furado libera todo o ar dentro. “A despressurização acontece se uma janela quebrar, por exemplo, ou se o selo da porta se romper. O choque do avião com um pássaro, por exemplo, pode causar isso”, disse o comandante Gregório.

Ele acrescenta, ainda, que as máscaras de oxigênio só são liberadas em duas ocasiões: automaticamente, quando há despressurização, ou quando o comandante libera (isso é possível em algumas aeronaves). “Eu achei estranho que as máscaras tenham sido liberadas. Nunca ouvi falar que um raio provocasse despressurização, mas não posso dizer que não tenha acontecido”, relativiza o comandante.

Nos comentários da postagem feita por Xuxa no instagram, muitas pessoas questionaram por que o cachorrinho da apresentadora, que estava no colo dela, também não usava a máscara. Outras acusaram-na de fazer drama e de usar a tragédia envolvendo jogadores da Chapecoense para se promover.

No jatinho com a Xuxa estava seu namorado, Junno Andrade, além do sócio da franquia Casa X, José Carlos e da empresária da apresentadora, Mônica Muniz. Ninguém saiu ferido.

Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: