Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Escolas estaduais serão monitoradas por câmeras

O sistema será ligado à Central da Secretaria de Segurança com objetivo de evitar os assaltos

30/03/2015 07:39

Escolas estaduais que oferecem cursos profissionalizantes deverão receber monitoramento através de câmeras nas dependências das escolas que serão ligadas à Central da Secretaria de Segurança Pública. A medida, que deverá ser uma parceria da Secretaria de Estadual de Educação (SEDUC) e Secretaria Segurança Pública, está em fase de licitação. Enquanto isso, alunos, professores e funcionários de escolas estaduais sofrem com os constantes assaltos. 

Foto: Assis Fernandes/ODIA

Estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde “Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez” - Ceeps Sul (Premen Sul), localizado no bairro Monte Castelo, zona sul da capital, relatam inúmeros casos de assaltos ocorridos na região. 

A aluna Gleycianne Steffany revela que já foi vítima da ação de bandidos enquanto seguia em direção ao Centro. “Eu estava vindo para escola às 06h30min da manhã quando um homem, que já tinha passado por mim uma vez, parou sua moto do meu lado e pediu meu celular. Fiquei muito nervosa e tive que parar na casa de uma senhora para me recuperar do susto e depois seguir para a escola”, conta. 

A estudante Marcela Soares conta que assaltos como esse são bastante comuns aos demais alunos que frequentam a instituição. “Os assaltos são muito comuns aqui na região. Por isso, nós costumamos nos reunir em grupos para ir para a ponto de ônibus mais próximo, que fica na Avenida Miguel Rosa porque atravessar o trecho sozinho é muito perigoso”, afirma. 

O comerciante Valdeck Alves de Araújo afirma que os assaltantes são muito ousados. “Eles abordam as estudantes na frente dos policiais e ainda conseguem fugir. Ontem mesmo um bandido de moto roubou o celular de uma das estudantes do Premen”, conta. 

A professora Vitória Sena explica que existem policiamento nas proximidades do Centro, mas não é suficiente para conter os assaltos. “A polícia passa por aqui com frequência, mas os assaltos são recorrentes mesmo assim”, disse. 

A professora Maria do Carmo Vieira explica que a escola orientam os alunos a sempre se dirigirem às paradas de ônibus em grupo. “As aulas do turno da noite terminam mais cedo para que os alunos não corram riscos porque os assaltos aqui acontecem quase todos os dias”, afirma. Atualmente, 1.500 estudantes frequentam o Premen Sul. 

O secretário da Segurança, Fábio Abreu, recebeu as coordenadoras do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com o intuito de desenvolver ações de segurança junto às escolas públicas estaduais que oferecem cursos profissionalizantes. A Secretaria de Segurança Pública também planeja implantar câmeras nas principais ruas e avenidas da cidade

Por: Priscila Florêncio - Jornal O Dia
Mais sobre: