• Like Teresina
  • assinatura jornal

Escola da rede municipal recebe 350 laptops para serem usados em sala de aula

Benefício é resultado do programa "Um computador por aluno", do MEC

16/09/2011 13:45h

"Não são apenas computadores, são ferramentas de Educação", essa frase foi dita hoje (16) pela diretora da Escola Municipal Galileu Veloso, Maria das Dores, durante a aula inaugural do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) em Teresina. A primeira escola a receber o recurso é da Rede municipal e está sendo beneficiada com 350 laptops.

O projeto foi instituído pelo MEC na intenção de oferecer aos alunos da rede pública maior inclusão das novas tecnologias com utilização das ferramentas digitais, permitindo que cada aluno tenha seu próprio computador para desenvolver atividades em sala de aula. O UCA pretende ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação.

Os alunos de 1º ao 5º ano experimentaram pela primeira vez uma aula navegando na internet e digitando as produções de texto exigidas pela professora. Em Teresina, a equipe formada por professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Núcleo de Tecnologia Educacional do Município de Teresina (NTHE) já capacitou os professores e pedagogos da E. M. Galileu Veloso, instruindo sobre como melhor trabalhar a novidade em sala de aula.

Na solenidade de entrega dos computadores, o secretário municipal de Educação, Paulo Machado, destacou que o esforço dos alunos desta escola foi um dos critérios para a escolha da primeira a desfrutar a inovação tecnológica. "As notas da E. M. Galileu Veloso no IDEB são ótimas, por isso começamos por ela, mas em breve todas as escolas receberão o recurso. Essa é uma etapa importante para a Educação, mostraremos que nossas metas são perfeitamente realizáveis".

De acordo com o coordenador do UCA no Piauí, professor Gildásio Guedes, esse é um grande passo para a inclusão digital, começando pela escola e se estendendo para toda a comunidade."São novas perspectivas para a educação pública. O computador portátil tem baixo custo e oferece benefícios gigantescos, pois aproxima as crianças do mundo globalizado".

Visitando cada sala de aula onde os laptops já estão sendo utilizados, o Prefeito de Teresina, Elmano Férrer, transmitiu pessoalmente um recado para os alunos.

"Estamos saindo na frente até das escolas particulares da cidade, em nenhum outro lugar os alunos possuem à sua disposição essa ferramenta digital que trará dinamicidade às aulas. Cuidem muito bem dos computadores, estudem e continuem me dando orgulho", finalizou.

Fonte: Ascom

Deixe seu comentário