Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Enfermeiros da rede estadual de saúde mantém decisão e iniciam greve amanhã

Categoria pede, dentre outras coisas, o pagamento por insalubridade e o reajuste salarial

03/02/2016 11:51

O profissionais de enfermagem do Piauí mantiveram a decisão do dia 28 de janeiro, e entram em greve por tempo indeterminado a partir das 0h dessa quinta-feira (04), em todos os hospitais estaduais. Os atendimentos de urgência e emergência devem contar com apenas 30% da categoria trabalhando.

Os atendimentos considerados eletivos, que são procedimentos médicos que podem ser programados e não são considerados de urgência e emergência, ficam paralisados totalmente, com 100% dos enfermeiros em greve.

De acordo com o diretor jurídico do Sindicato dos Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem do Piauí (SENATEPI), Francisco Alex, a greve deve se estender até o que o Governo retome as negociações e atenda a reivindicações da categoria.

"Os enfermeiros ficam de greve até o Governo negociar e atender nossas principais pautas, como enquadramento de profissionais, considerando as promoções e progressões, reajuste salarial de acordo com a inflação, que já acumula 17%, pagamento da insalubridade, e um plano de próprio de Enfermagem", repassou Francisco Alex.

A categoria ainda reclama o pagamento da Gratificação de Incentivo à Melhoria da Assistência (GIMA). Os enfermeiros e técnicos em enfermagem do Estado recebem de R$ 50,00 a R$ 100,00 de GIMA, de acordo com o SENATEPI. O sindicato compara este valor ao recebido por um médico, por exemplo, que chega a ultrapassar os mil reais.

Profissionais da rede privada também podem entrar em greve

A categoria de Enfermagem da rede privada do Piauí realizou uma assembléia na manhã dessa quarta-feira (03), para decidir as pautas que devem ser negociadas junto ao Sindicato das Redes Hospitalares e Clínicas do Estado do Piauí (Sinhosp). As principais reivindicações são os reajustes salariais e o aumento do vale-refeição.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Marcos Cunha (estagiário)
Mais sobre: