Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Empresa coreana vem ao Piauí discutir produção de energia renovável

A empresa Worcom manifestou o interesse no Piauí por conta do potencial logístico no que diz respeito à matéria prima.

02/04/2015 12:43

Em reunião na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), representantes do Governo do Estado estiveram com pessoas da empresa coreana Worcom, que desenvolve um trabalho com placas de energia solar e lâmpadas de LED. No local, foi discutida a possibilidade da implantação de dois projetos da Worcom, uma fábrica de lâmpadas de LED e outra para a construção de placas para captação de energia solar. A reunião aconteceu na manhã de ontem (1º).

A empresa Worcom manifestou o interesse no Piauí por conta do potencial logístico no que diz respeito à matéria prima. Aproveitando a possibilidade de apresentar parte do projeto os representantes da Worcom, Chan Soo Kim e Hyunkyung Sung trouxeram para a reunião, lâmpadas de LED do modelo que futuramente podem ser fabricadas e aplicadas no Estado.
Lucile Moura, assessora na área estratégica do governo do Estado, destacou a importância de um acordo como esse ser futuramente firmado. “A instalação de fábricas como essas significa geração de emprego e renda em nosso Estado, além da consolidação de iniciativas para o desenvolvimento e aplicação das energias renováveis. A participação da Fapepi neste processo é de essencial importância, pois a pesquisa científica é um dos pontos que sustenta a implantação destas tecnologias”.

O presidente da Fapepi, Francisco Guedes, comentou os benefícios que a instituição busca alcançar com essas parcerias. “Nossa missão é fomentar as pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, e este tipo de parceria no formato das PPPs (Parcerias Público Privadas) trazem ao Piauí além da geração de mais emprego e conhecimento, a oportunidade de mais recursos", concluiu o presidente.
A Worcom irá encaminhar um plano de intenções para que o Governo do Estado possa analisar. Estiveram presentes na reunião, o presidente da Fapepi, Francisco Guedes, o secretário de planejamento Antonio Neto, a assessora especial do governador na área estratégica Lucile Moura, o secretário de mineração e Energias Renováveis Luís Coelho, o diretor de Energias Renováveis José Wellington Dias, o Superintendente do Meio Ambiente da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) Carlos Moura Fé, o diretor de licenciamento da SEMAR, Samuel de Oliveira, o superintendente de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (SEDET) Francisco das Chagas, o superintendente da Receita Estadual, Antonio Luiz dos Santos, o presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Roberto, o empresário Paulo Limeira, a advogada Carla Pita Baggio, e os representantes da Worcom, Chan Soo Kim e Hyunkyung Sung.

Fonte: Fapepi
Mais sobre: