Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Empresa anuncia investimentos de R$ 2 bilhões em energia solar no Sul do Piauí

Empresa será instalada na divisa entre os municípios de São João do Piauí e Ribeira do Piauí, no Sul do Estado.

08/04/2015 10:30

Durante reunião nesta terça-feira (7), no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias recebeu a equipe administrativa da empresa Alba Energia para conhecer o projeto de instalação da primeira usina fotovoltaica (através de energia solar) do Piauí, que será instalada na divisa entre os municípios de São João do Piauí e Ribeira do Piauí, no Sul do Estado. O leilão para a definição do contrato e início das obras está agendado para o dia 14 de agosto. O investimento inicial é de R$ 2 bilhões e deve gerar mais de 400 empregos diretos. 

A reunião foi intermediada pelo prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto. O gestor destaca que a implantação da usina será um grande avanço não só para os municípios em que será instalada, mas para todo o Estado. “Nós somos privilegiados geograficamente para a captação de energia solar. O Piauí só tem a crescer com a chegada dessas empresas, pois, além de desenvolvimento tecnológico, teremos a criação de diversos empregos diretos e indiretos na região”, explica.

O governador Wellington Dias enfatizou que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) está conduzindo o projeto em parceria com a empresa e falou da perspectiva de novos investimentos no Estado a partir da utilização da energia solar. “O governo fará o que estiver ao seu alcance para atrair investimentos em energia, principalmente as que são limpas. Temos até dia 24 deste mês para publicar a licença ambiental da empresa no Diário Oficial do Estado e vamos mobilizar toda a equipe da Semar para que tudo dê certo”, destacou o governador.

A administradora da empresa Alba Energia, Cínthia Santana, reforça a boa vontade dos órgãos estaduais na aprovação da licença ambiental e do projeto de instalação da usina. “Temos uma excelente relação com todos os órgãos envolvidos nesse projeto e esperamos que tudo esteja pronto até o dia 14 de junho, pois, dentro dos trâmites legais, a empresa deve apresentar toda a documentação em até 60 dias antes do leilão, que será no dia 14 de agosto”, conclui Cínthia Santana.

Fonte: Jornal O Dia
Mais sobre: