Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Empreendedores expõem produtos locais na Praça Pedro II

O evento é organizado pela Secretaria Estadual de Trabalho e Empreendedorismo (Setre) e reúne cerca de 100 estandes.

09/10/2015 07:19

Produtos artesanais, alimentos, decoração e vestuário. Toda essa variedade de opções é encontrada na Feira de Economia Solidária do Piauí que acontece até hoje (9), na Praça Pedro II, Centro de Teresina. O evento é organizado pela Secretaria Estadual de Trabalho e Empreendedorismo (Setre) e reúne cerca de 100 estandes, com os mais diversos produtos.

Nos dois primeiros dias da Feira, a organização estima que mais de 10 mil pessoas passaram pelo local e conheceram, de perto, a produção de associações e cooperativas de mais de 10 municípios de diversas regiões do Estado.

Um dos estandes mais visitados é o do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miguel Alves, que reúne produtos desenvolvidos pelos agricultores do município. São doces, azeites e produtos de limpeza produzidos a partir de matérias- primas como o babaçu e a mandioca, comuns na região.

“São produtos de várias comunidades e assentamentos do nosso município. Como nem todos podem vir, para participar da Feira, o Sindicato reúne os produtos e traz para mostrar à população o que é produzido pelos trabalhadores rurais. Além de vender, o nosso objetivo é apresentar os produtos e divulgar”, explica Florência de Carvalho, expositora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miguel Alves.

O Dia das Crianças se aproxima e, na Feira de Economia Solidária do Piauí, também é possível encontrar produtos voltados ao público infantil. As tradicionais bonecas de pano e os carrinhos de madeira, chamam a atenção de crianças e, principalmente, de adultos, que têm boas lembranças ao recordar das antigas brincadeiras.

“Atualmente, as crianças gostam muito de brinquedos tecnológicos e acabam perdendo a essência da diversão. Encontrar bonecas parecidas com as que eu utilizava na infância foi emocionante”, relata a empresária Socorro Viera, de 57 anos, que resolveu presentear a neta com uma boneca.

A Associação Brincando de Bonecas, de Teresina, tenta resgatar a tradição das brincadeiras infantis. “Por incrível que pareça, vendemos mais para adultos. Os filhos compram para as mães, os netos compram para as avós. Elas gostam desse tipo de produto, porque é uma forma de lembrar da infância”, comenta a expositora Maria Teresinha de Souza.

Além da exposição de produtos, os visitantes da feira também participam de outras atividades. “A programação conta com palestras, cursos, oficinas, além de apresentações musicais”, completa o diretor de Empreendedorismo da Setre, Laercio Maia.


Por: Natanael Souza - Jornal O DIA
Mais sobre: