Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em manutenção, Metrô de Teresina faz apenas quatro viagens por dia

A quantidade de viagens foi reduzida devido a manutenção que está sendo realizada desde o dia 22 de maio.

25/06/2015 07:11

O trem urbano de Teresina está realizando viagens apenas nos horários da manhã entre 5h45 às 7h05 e no turno da tarde das 17h15 às 18h40. O metrô atende cerca de 10 mil pessoas em suas nove estações, distribuídas. A quantidade de viagens realizadas por dia foi reduzida devido a manutenção que está sendo realizada desde o dia 22 de maio e tem previsão de término para o final de julho. Após a finalização das obras, a circulação voltará aos horários habituais. 

Isto porque a Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP) está fazendo a troca de nove mil dormentes dos trilhos. A obra, que pretende atuar em outros aspectos do serviço, como a troca de 9500 m³ de brita, foi viabilizada através de parceria com a Transnordestina, em função do Programa de Aceleração do Crescimento Mobilidade Urbana (PAC) e tem um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões. 

Em 2011, com informações do site da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), a CMTP realizou a substituição de 4.700 dormentes da linha férrea. Segundo a diretoria do órgão, até o final deste ano, deveriam ser trocados mais 5 mil dormentes. De acordo com o site, a substituição dos 4.700 dormentes aconteceu em locais onde existia probabilidade de acidentes, como curvas, passagens de nível e pontos onde há aparelhos de mudança de linha. Após a troca foi feito um teste dinâmico com o trem para verificar a estabilidade da linha. Os testes foram feitos em todas as linhas entres estações do metrô. 

Em março deste ano, houve um descarrilamento do trem urbano próximo à estação do bairro Matinha, no centro de Teresina ocasionado por uma peça chamada “rodeio”, que saiu dos trilhos. Em maio do ano passado, o metrô da capital parou de funcionar após descarrilamento de um trem cargueiro da Transnordestina próximo à Avenida Boa Esperança, Zona Sudeste de Teresina. Em 2011, o trem descarrilou cerca de quatro vezes em apenas 40 dias. Uma delas, próximo ao balão do cemitério São José, na estação da Matinha.

Por: Ana Paula Diniz- Jornal O Dia
Mais sobre: