Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em greve há 20 dias, servidores do MPU fazem manifestação por reajuste

O salário da categoria não é reajustado há nove anos.

25/02/2015 11:13

Em greve desde o último dia 05, servidores do Ministério Público da União (MPU) fizeram manifestação na manhã desta quarta-feira (25) em frente à Procuradoria Regional do Trabalho, centro de Teresina, pedindo pelo reajuste salarial da categoria. Em clima de luto, os servidores vestiam preto e levavam um caixão que simbolizava, segundo eles, o colapso de suas carreiras.

Fotos: Yuri Ribeiro/ODIA

De acordo com o representante do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (Sinasempu), Aldo Costa, o salário dos servidores não é reajustado há nove anos. “Somando todo esse tempo, totaliza cerca de 45,8% de perca inflacionária nos nossos salários”, avalia.

Os manifestantes avisam que a greve deve continuar por tempo indeterminado, visto que suas reivindicações não foram atendidas. “Queremos ser ouvidos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot,  para ele ser o nosso porta-voz junto ao Congresso Nacional. Na próxima semana deverá ser votado o Orçamento Anual de 2015 e queremos que o nosso reajuste seja incluso na Lei Orçamentária Anual”, explica Aldo Costa.

Em Teresina, cerca de 150 servidores do MPU aderiram á greve, que é de caráter nacional. Apenas atividades como recebimento de processo e denúncias estão sendo realizadas.

Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: