Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em encontro setorial, Amadeu propõe usina de energia solar na zona rural

Eletricidade produzida seria utilizada para abastecer as escolas públicas do município.

15/07/2016 16:27

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) realizou nesta sexta-feira, dia 15, a segunda edição do “Ouvir e Unir – Encontros Setoriais do PTB-Teresina”, com o tema tecnologias sustentáveis. O encontro discutiu a energia solar como alternativa para melhorar a oferta de energia nos serviços de educação, nos hospitais, centros administrativos e no transporte público, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a redução de custos. 

Segundo o pré-candidato Amadeu Campos (PTB), a cidade de Teresina está atrasada em vários setores, o que torna urgente a modernização de suas políticas públicas, e a energia sustentável é o primeiro passo. “O mapa solar imétrico brasileiro mostra que a nossa capital tem condições invejáveis para abrigar usinas de energia solar, então precisamos aproveitar esse potencial”, disse.

Amadeu destacou que já estudou, juntamente com técnicos, a possibilidade de instalação de uma usina de energia solar na zona rural da capital.  

“A usina teria a capacidade de geração de energia de 5 MW, para fazer o abastecimento de toda rede pública de ensino. Já buscamos o orçamento para essa instalação, que sairia em torno de 40 milhões, conseguidos por meio de linhas de financiamento com o BNDES, além de recursos do Fundo Nacional de Educação e de parcerias pública-privadas. No futuro, poderíamos ter uma usina com capacidade para abastecer toda a cidade de Teresina”, defendeu o petebista.

O engenheiro e pesquisador Albermec de Moraes fez um resgate histórico do início da utilização da energia solar no Estado do Piauí e as possibilidades de utilização na capital. Ele disse, inclusive, que já existe legislação (3935-2009) apropriada que institui politica municipal de aproveitamento de energia solar. “A lei efetivamente não saiu do papel, mas ela mostra todas as instruções do aproveitamento da energia solar no município de Teresina”, enfatizou.

O encontro setorial também contou com a presença do engenheiro e consultor em energia solar Arlindo Pereira, com vasta experiência em empresas como Coca-Cola, Ambev e Brasil Ecodiesel. Ele enfatizou que o projeto de energia renovável por meio da mini geração distribuída solar pode assumir um papel estratégico na geração de trabalho e renda, na inclusão social e na eficiência energética, favorecendo a proposição de projetos inovadores que apresentem soluções e alternativas para tais questões atualmente deficitárias. “A implantação de um projeto pioneiro na geração e utilização de energias renováveis pelo poder público, nos indicaria o primeiro passo para vislumbrarmos a capital Teresina como cidade criativa e inteligente”, disse Arlindo Pereira.

O vereador Paulo Roberto da Iluminação, presidente do diretório municipal do PTB, enfatizou que a Prefeitura de Teresina precisa de um gestor com ideias inovadoras e sustentáveis, como as de Amadeu Campos. "Os teresinenses experimentara uma gestão que contribuiu para que nossa capital desse um salto de desenvolvimento, que foi na gestão de Elmano Férrer. Agora, estamos sentindo que o povo quer esse modelo de volta", ponderou Paulo Roberto.

O encontro contou também com a participação do secretário estadual de Mineração, Luís Coelho, do secretário estadual de Segurança, capitão Fábio Abreu, do deputado estadual Evaldo Gomes, além de Sérgio Vilela, ex-secretário municipal de Desenvolvimento Rural, e do professor Ribamar Torres. 

Fonte: Da Redação
Mais sobre: