Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em 24 horas, Piauí registra 18 focos de incêndio em áreas protegidas

Região da Serra da Capivara e da Serra das confusões concentram a maior quantidade de princípio de fogo.

15/09/2016 15:00

As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar, típicas do período do B-R-O-Bró, constituem um ambiente propício para a formação de focos de incêndio. Segundo o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de ontem para hoje, o Piauí registrou 18 focos de incêndio em áreas protegidas, sendo 13 na região do Parque Nacional da Serra da Capivara e cinco da região do Parque Nacional da Serra das Confusões.

No interior do Estado, a temperatura na superfície está passando dos 35 graus, com uma umidade relativa do ar varia de 20% a 50%, sendo a menor umidade registrada nos horários de temperaturas mais altas que vão das 10 horas às 16 horas. A velocidade do vento nas áreas de preservação ambiental está variando entre cinco e 10 metros por segundo.

Já em Teresina, o Corpo de Bombeiros foi chamado por volta das 13h45 para atender a um princípio de fogo na mata às margens do Rio Poti, na Avenida Marechal Castelo Branco. Apesar da fumaça alta, o fogo não chegou a se alastrar e foi causado por baganas de cigarro jogadas em meio à vegetação. É o que explica o tenente Diogo Martins, do Comando de Socorro dos Bombeiros.

“As baganas de cigarro atingem a vegetação rasteira e com essa baixa umidade aliada à alta temperatura, as folhas pegam fogo rápido. O vento típico desse período acaba por alastrar esse fogo num pequeno intervalo de tempo. Nesse caso de hoje, os focos eram vários, mas estavam espaçados e nós ainda pegamos o fogo baixo. Conseguimos controlar sem mais problemas”.

A fumaça alta que se formou, segundo ele, se deve ao fato de o fogo ter atingido alguns troncos de árvores, cuja madeira, que é altamente inflamável, queima mais rápido e gera uma fumaça mais densa.

Teresina teve o dia mais quente do ano nesta quarta-feira

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), esta quarta-feira (15) foi considerado o dia mais quente do ano em Teresina. A temperatura na Capital piauiense atingiu os 39,7 graus, ultrapassando os 39,5 graus registrados no último dia 07.

Nesta sexta-feira (16), a temperatura em Teresina deverá variar entre a mínima de 24 graus e a máxima de 39 graus. A probabilidade de chuva na capital é de 5% e o tempo permanece limpo e sem nuvens. Já no sábado, apesar as temperaturas se manterem entre 22 graus e 38 graus, a probabilidade de precipitação na Capital é de 80%, com chuva de curta duração e podendo ser acompanhada de trovoadas a qualquer hora do dia.

No domingo, o dia permanece parcialmente nublado, com sol entre poucas nuvens, mínima de 21 graus e máxima de 38 graus.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: