Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eletrobras e empresas de telefonia são as mais reclamadas no Procon

O Cadastro das Reclamações Fundamentadas é publicado anualmente por ocasião do Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta quarta-feira.

15/03/2017 09:58

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Piauí (PROCON) divulgou hoje o ranking das empresas mais reclamadas em 2016. O Cadastro das Reclamações Fundamentadas é publicado anualmente por ocasião do Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta quarta-feira. 


Veja o ranking 

No ano passado, a campeã em reclamações foi a Eletrobrás Piauí, com 349 ocorrências, sendo a maioria por registro de Termo de Ocorrência de Irregularidade, cobrança indevidas/abusivas e dano material/pessoal decorrente do serviço. Em segundo lugar, ficou o grupo Oi Fixo, com 157 reclamações. Em terceiro lugar está a empresa Oi Móvel, com 142 ocorrências. Em seguida, estão as empresas Claro, Samsung, Caixa Econômica Federal, Tim, Sky, Crefisa, Motorola, Banco Bradescard e C&A.

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas contempla os registros de reclamações de consumidores que tiveram seus direitos violados, objetivando a educação de fornecedores e consumidores e a prevenção de relações de consumo frustradas. O cadastro inclui reclamações atendidas e não atendidas, ou seja, em que pode ter havido ou não acordo entre o consumidor e o fornecedor.

Segundo o Coordenador do órgão, Nivaldo Ribeiro, o cadastro de reclamações contra fornecedores constitui instrumento essencial de defesa e orientação dos consumidores. A ampla publicidade dada ao documento visa auxiliar os consumidores no momento da aquisição de um produto ou contratação de um serviço, permitindo que saibam qual a situação dos fornecedores nos órgãos de defesa do consumidor, bem como a postura deles perante as reclamações formuladas junto aos Procons.


Fonte: Procon
Mais sobre: