Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleições definem nova reitoria da UFPI; resultado parcial sai às 22h

34.689 pessoas estão aptas a votar nesta eleição em todos os Campi do Estado.

18/05/2016 10:29

Acontece nesta quarta-feira (18) as eleições para definir a nova reitoria da Universidade Estadual do Piauí (UFPI). Duas chapas estão inscritas e concorrem ao cargo. Uma delas é a do atual reitor da universidade, o Professor Arimatéia Dantas e a Professora Nadir. A segunda chapa é composta pela Professora Regina e a Professora Marta, como vice-reitora.

O reitor da universidade possui, dentre outras, a função de aplicar os recursos recebidos do Governo Federal na instituição, realizar obras, melhorias, fechar contratos e garantir o pagamentos daqueles que prestam serviços à UFPI.

Fotos: Moura Alves/O Dia

Para o aluno José Pereira, do curso de história do Pafor, essa é oportunidade de escolher o melhor para a UFPI. “Esse processo nos traz um momento democrático, onde temos a oportunidade de decidir nossos maiores dirigentes dentro da universidade”, disse.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral da UFPI, Professor Doutor Francisco Carlos Marques, 34.689 pessoas estão aptas a votar nesta eleição em todos os Campi do Estado. A votação abrange discentes, técnicos e docentes da universidade. Ele lembra que a votar não é obrigatório, mas que é importante que as pessoas participem. 'É a oportunidade que a comunidade universitária tem de escolher o dirigente maior da UFPI. O representante da instituição em escala nacional', diz.

Francisco Carlos lembrou ainda que o votante tem que ir ao local de votação munido do RG ou documento que esteja ligado à instituição, como a carteira de estudante para alunos e carteira funcional para os profissionais.

Riane Silva, aluna do 3º período de inglês, ressaltou a importância da participação dos discentes no processo. “A gente precisa estar por dentro do que acontece aqui dentro da universidade. Se a gente não participar, de certa forma estamos nos esvaindo de uma das nossas responsabilidade, que é escolher uma pessoa que pode fazer a diferença. Se eu não, meus direitos ficam diminuídos”, explicou.

Para José Jonas dos Reis, estudante do primeiro período de Comunicação, a votação garante que os estudantes participem da vida na universidade e possam, depois, cobrar melhorias dos seus gestores. "É válido para que nós possamos nos sentir capazes de opinar nas decisões que são tomadas aqui dentro. Esse processo nos dá voz", resume o estudante.


O estudante José Jonas dos Reis diz que votar permite aos discentes participar mais ativamente das decisões da UFPI

O Tribunal de Justiça do Estado cedeu 71 urnas eletrônicas para a votação que acontece durante todo dia. Estas urnas estão sendo utilizadas em Teresina, Floriano, Picos, Parnaíba e Bom Jesus. Nos locais onde existem polos de Educação a distância são usadas urnas convencionais, um total de 46.

Até o final da manhã, apenas uma urna apresentou problemas, no Centro de Ciências da Natureza. A máquina, que estava instalada em uma sala do curso de Matemática, precisou ser trocada por outra, o que foi feito sem mais imprevistos.

Por: Ithyara Borges, com informações de Maria Clara Estrêla
Mais sobre: