Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

No Piauí, 649 pacientes estão na fila de espera aguardando transplante

A média nacional é de 15 doadores por milhão de habitantes, e no Piauí esse número é de 6 por milhão de habitantes. 149 pacientes esperam por um rim e 500 por um transplante de córnea.

26/09/2016 14:31

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado nesta terça-feira (27), o Ministério da Saúde chama atenção da população para a conscientização sobre a doação de órgãos. Apesar do Brasil ser um País com um dos maiores programas de transplante do mundo, atrás apenas da Espanha, a recusa para este ato que pode salvar uma vida é superior a 80%, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste.

No Brasil, cerca de 40 mil pessoas estão aguardando transplante, já no Piauí, atualmente 149 pacientes estão na fila de espera por um rim e em torno de 500 aguardam um transplante de córnea. Nadja Miranda, coordenadora da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) explicou que se tratando do Piauí a situação é ainda mais acentuada, incluindo ainda os estados do Maranhão e Sergipe, onde o índice de recusa familiar é maior.

“A quantidade de transplantes que fazemos é muito baixa para a população que temos. A média nacional é de 15 doadores por milhão de habitantes, e no Piauí esse número é de 6 por milhão de habitantes. O Piauí faz poucos transplantes e está bastante atrasado, pois atualmente só faz de rim e córnea. De um ano e meio para cá temos captado fígado, mas não temos equipes de transplante, então se ele for captado disponibilizamos para o Sistema Nacional de Transplante realocar para outro estado onde tenha fila de espera para o órgão”, contou Najda Miranda.

Segundo ela, a falta divulgação da informação faz com que as famílias não tenham conhecimento sobre esse tema, o que acaba dificultando a doação de órgãos dos entes queridos. Para isso, o HUT trabalha com uma equipe multidisciplinar, formada por psicóloga, assistente social, médico, enfermeiro, acolhendo, dialogando e esclarecendo dúvidas sobre o que caracteriza morte encefálica, para que a família tenha segurança ao tomar essa decisão.

“É nisso que estamos trabalhando, na conscientização. Precisamos mostrar bons exemplos, porque os profissionais que estão aqui vão trabalhar com o final. Se a pessoa não teve contato com a informação antes, já estaremos com a família na hora que ele perdeu o familiar e se essa pessoa em vida não falou do seu desejo, dificilmente a família vai querer autorizar, a não ser que eles tenham bastante consciência social sobre isso, que na maioria das vezes não acontece”, concluiu Najda Miranda, acrescentando que alguns fatores culturais também implicam neste processo.

Dados

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) é responsável pela captação de 65% dos doadores de múltiplos órgãos e 40% dos doadores de córneas em todo o Piauí. Nos primeiros seis meses deste ano a CIHDOTT realizou 30 captações de córneas e 07 de múltiplos órgãos. Desde 2009 já foram 415 captações de córneas e 58 de múltiplos órgãos.

Desde que a Central Estadual de Transplantes do Piauí foi implantada, em 25 de outubro de 2000, foram realizados 2.255 procedimentos, incluindo coração, rim e córnea, além da retirada de fígado.

Programação

Hoje, dia 27 de setembro, acontecerá a segunda edição do seu “Pedal Noturno pela Vida”. Além de chamar a atenção da população para a importância do ato de doar o evento pretende reunir cerca de 400 ciclistas, todos uniformizados com a camiseta do evento e balões coloridos. A concentração será em frente à loja Giro Radical, na avenida Nossa Senhora de Fátima, a partir das 19 horas.

Ainda como parte da programação pelo dia Nacional da Doação de Órgãos, profissionais da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HUT irão fazer uma panfletagem, dia 28 de setembro, no Parque Potycabana, a partir das 17 horas. Durante a abordagem os profissionais distribuirão material educativo sobre o tema e explicarão a importância de se auto declarar um doador de órgãos para suas famílias. 

Por: Isabela Lopes - Jornal O Dia
Mais sobre: