Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ecotur encerra edição 2015 com muita música, diversão e missão cumprida

Durante três dias, o projeto levou ações de educação ambiental ao litoral do Piauí e contou com a colaboração de diversos parceiros

27/07/2015 08:34

A praia de Atalaia, a mais movimentada do litoral piauiense, mais uma vez recebeu as ações do Ecotur 2015. O projeto é uma iniciativa do Sistema O Dia de Comunicação, voltado à educação ambiental e que teve como tema esse ano as tartarugas marinhas. O litoral é berçário natural dos animais, e pouca gente tem conhecimento, por isso a escolha do tema para esta edição. O projeto foi encerrado com sucesso na tarde de ontem depois de muitas atividades.
Foto: Jailson/ODIA

A primeira ação do dia aconteceu logo cedo com a participação de voluntários da ONG Biomade que fez a coleta do lixo, sempre selecionando o que pode ser reciclado. A ONG trouxe como voluntários para a coleta o grupo de capoeira Negaça, que também mostrou a arte da dança aos banhistas da praia. “As pessoas pensam, inicialmente, que estamos trabalhando para nós mesmos, mas depois entendem que estamos fazendo um serviço para todo mundo”, avaliou o capoeirista Francisco Carbona, que também coordena o grupo.

Quem também fez serviço voluntário foi a enfermeira Maria Salete Ferreira. Ela é natural de Teresina, mas mora em Brasília e está no litoral para curtir as férias. Ao ver a equipe Ecotur coletando o lixo, se candidatou para participar da ação também. “Acho um trabalho bonito, gratificante”. Dona Salete acredita que se os empresários investirem em lixeiras, o lixo diminuiria e a praia ficaria preservada. “São poucos quilômetros de praia e precisamos de um lugar limpo para nossas crianças brincarem e as pessoas que vão desfrutar no futuro”, analisa a enfermeira que teve a ajuda do neto, Luis Felipe.

Como parte das ações do Ecotur, acontece a distribuição dos kits: viseiras, squeezes, lixeira para carro, tapa-sol e um guia que facilita a vida do turista e quem está no litoral, onde mostram os pontos turísticos, pontos de alimentação, de hospedagem, serviços públicos e conta também com informações sobre questões ambientais e a desova das tartarugas no litoral piauiense. Um joguinho de tabuleiro com a temática ambiental, também parte do kit, fez a alegria da criançada e já despertava para a importância do assunto.

O projeto Ecotur finalizou na tarde de domingo com o ritmo contagiante da zumba, através de aulas ministradas pelo professor Júlio César. As aulas atraíram pessoas de todas as idades e foi um momento de descontração, alegria e queima de gordura.

Para a gerente de marketing do Sistema O Dia de Comunicação, Juliana Lima, esta edição do Ecotur foi bem sucedida. “Conscientizamos o máximo de pessoas possíveis e trouxemos a nossa proposta de conscientização que foi abraçada por muita gente na praia. O guia, que faz parte do projeto, também foi muito útil para as pessoas que frequentam o nosso litoral e para os turistas que levarão informações sobre nossas praias”, destaca.

O projeto Ecotur 2015 contou com o apoio da Biomade e Instituto Tartarugas do Delta; o patrocínio do CEV Grupo Educacional, Imobiliária Tropical, Armazém Paraíba, Colégio Integral, Celebração Eventos, Unimed e SEBRAE.
Por: Zan Viana - Jornal O Dia
Mais sobre: