Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eclipse total da Lua acontecerá na noite de 20 para 21 de janeiro

No mesmo dia, acontecerá a Super Lua. Fenômenos serão visíveis em todo o Brasil

15/01/2019 11:40

Foto: Marcelo Casarl Jr. / Agência Brasil

Na madrugada do dia 20 para o dia 21, todo o Brasil poderá acompanhar o eclipse total da Lua. A partir das 0h37 (Horário de Brasília), começará o eclipse total da Lua de 2019 – o próximo eclipse total visível no Brasil será em 2022. Neste instante, a Lua ficará um pouco menos brilhante, mas a diferença não será perceptível a olho nu (é o chamando eclipse penumbral). O início do eclipse parcial será a 1h34, quando a Lua começará a ficar com um pontinho escuro e vai ficando cada vez mais escura.

O início do eclipse total será às 2h41: a Lua adquire uma cor avermelhada (a chamada Lua de Sangue) durante toda a fase do eclipse total. A duração do eclipse será de 1h02, ou seja, até 3h43 a Lua vermelha ainda poderá ser vista. A partir desse horário, a Lua volta a ficar cada vez mais iluminada, até o final do eclipse parcial que será às 04h51. O eclipse penumbral terminará às 05h48. No mesmo dia, às 18h (Hora de Brasília) a Lua estará em seu ponto mais próximo da Terra, o perigeu. Por isso, a Lua Cheia da noite do dia 20 para 21, quando vai ocorrer o eclipse total da Lua, será visivelmente mais iluminada e com disco aparente maior, a chamada Super Lua. 

Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional, explica o que é um eclipse lunar: “É quando a Lua passa pela sombra da Terra.  O eclipse será total se a Lua estiver totalmente mergulhada na umbra, será parcial se a Lua estiver parcialmente na umbra e será penumbral quando a Lua passar somente pela penumbra”.

Para saber os instantes do eclipse para as localidades que não estão no fuso da Hora de Brasília, basta levar em conta o fuso. Com o horário de verão, o fuso de Brasília passa a ser -2. Para quem está no fuso de -3 horas, basta subtrair uma hora, para quem está no fuso de -4, basta subtrair 2 horas e para quem está no fuso de -5 basta subtrair 3 horas.

Confira abaixo a entrevista com Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional

O que é um eclipse?

Um eclipse ocorre sempre que um corpo entra na sombra de outro. Todo corpo extenso, ou seja, que não é um ponto, produz duas regiões de sombra: umbra e penumbra. A umbra é a região da sombra que não recebe luz de nenhum ponto da fonte luminosa e a penumbra é a região da sombra que recebe alguma luz da fonte luminosa.

O que é Lua de Sangue?

É assim chamado o efeito laranja avermelhado que a Lua assume durante o eclipse total. Na fase de totalidade, quando toda a Lua está mergulhada na umbra, nós vemos a Lua sem receber luz direta do Sol, mas alguma luz do Sol atinge a superfície da Lua através da atmosfera da Terra e algumas faixas de frequência da luz solar são filtradas, exatamente como acontece nos crepúsculos matutino e vespertino que estamos acostumados a ver antes do nascer do Sol e após o pôr do Sol.

Mais sobre: