Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ebserh e Ministério da Saúde estudam implantar oncologia no HU da UFPI

Reitor e superintendente do hospital reuniram-se com representantes da Ebserh e do ministério para discutir proposta.

25/02/2015 20:08

Na tarde desta quarta-feira (25), o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimatéia Dantas Lopes, e o Superintendente do Hospital Universitário, Dr. José Miguel Luz Parente, receberam representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e do Ministério da Saúde para discutirem sobre a estruturação de um serviço de Oncologia no HU da UFPI. A meta é que o serviço seja implantado ainda este ano para atendimento de pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS).

Na reunião, que aconteceu no auditório do HU, foram expostos dados sobre a evolução dos serviços prestados pelo hospital no biênio 2012-2014. Considerando hoje as 32 especialidades médicas existentes, o Superintendente do hospital, Dr. José Miguel, avalia positivamente a estruturação de um serviço de Oncologia na instituição. “Somos parceiros da saúde pública do Piauí. Aceitar o desafio da implantação do serviço de Oncologia é trazer parte dessa responsabilidade para nós. Para viabilizarmos esta meta, necessitamos de esforço coletivo, o que já está acontecendo aqui”, ressaltou.

O Reitor José Arimatéia Dantas Lopes destacou a importância do HU não apenas para a UFPI, mas para a população do Piauí. Afirmou, ainda, que será aberto concurso público para seleção de professores na área de Oncologia, que também atuarão no Hospital Universitário. “Assim reafirmamos a vocação do HU como hospital escola, núcleo essencial para a formação de profissionais”, destacou.

Presente na reunião, a Dra. Patrícia Sampaio Chueiri, Coordenadora Geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, do Ministério da Saúde, o Hospital Universitário “tem todo potencial para avançar no processo de implantação de um serviço especializado no tratamento do câncer, oferecendo, inicialmente, oncologia clínica e cirurgias”.

Adriana Oliveira Nunes, Coordenadora de Contratualização e Regulação Assistencial, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, vinculada ao Ministério da Educação e responsável pela administração dos hospitais universitários, pontuou o compromisso da Ebserh em viabilizar a implantação do serviço de Oncologia. “Estamos acompanhando o Hospital Universitário da UFPI desde 2012 e comprovamos aqui sua evolução. Entendemos ser não apenas possível a estruturação desse novo serviço, mas extremamente positivo, visto que a universidade federal é a principal formadora de profissionais da área de saúde no Estado”, disse Adriana Oliveira.

A Dra. Rosane de Mendonça Gomes, Coordenadora de Gestão da Clínica da Diretoria de Atenção à Saúde, da Ebserh, informou que, após este diálogo, outras etapas do processo de implantação do serviço de Oncologia no HU devem ocorrer, como a pactuação com os gestores estadual e municipal e a habilitação junto ao Ministério da Saúde, devendo a completa estruturação ser finalizada ainda este ano. “Testemunhamos a evolução do HU-UFPI e podemos dizer que há condições reais para a implantação desse novo serviço”, afirmou.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: