Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Doutrina espírita acredita que doenças podem ter causas espirituais

Os atendimentos espirituais podem envolver o tratamento com água magnetizada, passe, palestras presenciais e não presenciais

01/03/2015 09:19

Diferente do que é difundido no meio científico, na literatura espírita, as doenças são descritas não apenas como uma causa, mas como consequência proveniente das energias negativas que circulam no organismo espiritual e material. Os espíritas acreditam que muitas das enfermidades apresentadas pelo ser humano têm relação com o passado do indivíduo, no entanto, não desassociam o fato de algumas delas serem adquiridas também de forma congênitas ou hereditárias.

“A gente não pode justificar todas as doenças como consequências da vida passada, porque vivemos uma vida estressada, com péssimos hábitos alimentares, além de contar toda questão hereditária. Mas muitas enfermidades têm, sim, origem espiritual, que são conhecidas como obsessões. Elas podem atacar a parte física quando são muito demoradas e, aí, a pessoa tem que entrar com os dois tratamentos”, explica Maria de Jesus, membro da Federação Espírita Piauiense.

O tratamento espiritual é realizado por profissionais capacitados, que é o caso dos terapeutas que realizam a regressão a vidas passadas. No entanto, no centro espírita, também são realizados atendimentos que buscam sanar as questões relacionadas ao espírito. Os atendimentos espirituais podem envolver o tratamento com água magnetizada, passe, palestras presenciais e não presenciais.

“Se a pessoa tem uma depressão e vem à casa espírita, nós fazemos um atendimento espiritual com essa pessoa. Ela vai tomar passe, beber água magnetizada, vai assistir palestras, vai participar de grupos de estudo, ela vai participar de algumas reuniões preparadas pra ela, mesmo ela não estando aqui. Caso a pessoa não esteja fazendo tratamento médico, a gente vai aconselhar que faça, porque as duas áreas, em muitos dos casos, devem andar juntas”, esclarece Maria de Jesus.

A água magnetizada nada mais é que uma água comum, que recebe energias direcionadas. Maria de Jesus explica que o simples fato de serem faladas palavras positivas com verdadeira crença perto da água, a molécula do líquido é capaz de absorver tal energia. “Nosso corpo é feito por 75% de água, quando a pessoa faz atendimento espiritual, a gente aconselha que ela traga a água, deixe aqui e depois leve para a casa. Qualquer pessoa que tomar um copo d’água e formular um pensamento positivo sobre ele, vai estar magnetizando o líquido”, pontua.

Os casos de pessoas que entram em processo de cura após iniciarem o tratamento com a água magnetizada não são raros dentro da Federação Espírita. Assim como a água, o passe também surte efeito e tem grande importância para os religiosos. Ele significa uma energia transferida de uma pessoa à outra e, também, de um espírito a outro. No Centro Espírita, há uma sala preparada exclusivamente para as pessoas receberem o passe, que é realizado por adeptos da religião, mas principalmente por pessoas capacitadas e sensíveis à ação.

Pessoas que costumam guardar mágoa, ter raiva em excesso e pensamentos negativos, são as mais facilmente afetadas por doenças espirituais, as obsessões. “Existem espíritos que, de certa forma, nos influenciam. Podem ser inimigos de vidas passadas, que têm débitos ou que estamos sintonizados na faixa vibratória deles. Se sou uma pessoa que tem tendência a guardar mágoa, eu posso entrar nessa frequência, e posso ganhar um processo obsessivo, que acarreta em algumas doenças. Quem guarda muita mágoa pode arranjar entidades que estão no mesmo padrão vibratório e elas vão potencializar esse sentimento, de uma forma que possa atingir o físico”, explica Maria de Jesus.

Hipnose usa inconsciente para tratar paciente

O administrador Marcus Vinícius Ferreira, desde criança, convivia com problemas respiratórios que interferiam em todas as áreas de sua vida. Diferentes médicos, vários tipos de tratamentos e muitas restrições de atividades foram constantes no decorrer de seu crescimento. Há mais de um ano, como última tentativa, Marcus resolveu fazer hipnose para buscar uma solução para o problema. O resultado, depois de repetidas sessões do tratamento, foi positivamente surpreendente e propiciou o fim de suas crises respiratórias. Atualmente, o administrador consegue até praticar exercícios físicos.

“A hipnose é um estado modificado de consciência, onde o indivíduo permanece no estado de transe, que é uma atenção concentrada e que, através de sugestões, ocasiona mudanças no seu estado físico e mental”, explica o médico hipniatra, Vicente de Paulo. Segundo ele, esse tratamento pode ser utilizado em diversas situações médicas e não médicas.

“Para controle da dor, para tratamento de fobia, ansiedade, insônia, dependência química, estágios depressivos, a hipnose tem uma grande aplicabilidade. Tem colegas que utilizam para fazer relaxamento pré-cirúrgico, na dermatologia pode ser utilizada para combater doenças autoimunes, é uma variedade de aplicabilidade”, lembra o médico.

O método se assemelha à terapia de regressão, já que também utiliza o acesso a memórias do inconsciente para o tratamento de determinadas situações, mas não trabalha com a experiência de vidas passadas, já que o procedimento não tem base científica. A hipnose só pode ser realizada através de um profissional especializado.

“A hipnose é uma ciência e a hipniatria só trabalha com regressão etária, que tem comprovação científica. O paciente retorna à infância e lembra com detalhes fisionomias, gestos e pode ter até experiência intrauterina. Tem pacientes que, durante o transe, revelam que estão em outro momento, que são outras pessoas, mas a gente não pode afirmar”, esclarece.

A avaliação clínica do paciente é essencial antes de ser iniciada a hipnose, já que o método pode até mascarar dores de algumas doenças que precisam realmente de tratamento clínico. Por isso, antes do início do tratamento hipnótico, é realizada uma avaliação clínica do paciente. Na terapia, a atuação do médico passa longe da imagem estereotipada do profissional que utiliza um pêndulo para induzir ao transe.

“São utilizadas várias técnicas para colocar o paciente em estado hipnótico, algumas são rápidas, utilizadas em pronto-socorro, quando chega um paciente com muita dor, e também tem a técnica do relaxamento muscular progressivo. A hipnose é um método seguro desde que seja realizado pelo profissional adequado, já que ela ainda não tem um conselho específico."

A matéria completa você confere na edição deste domingo do Jornal O Dia

Por: Glenda Uchôa
Mais sobre: