Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Diversidade de plantas e flores marca abertura de Festival em Teresina

Evento chega a sua 6ª edição e traz mais de 230 tipos de flores e plantas para serem comercializadas a preços acessíveis na Praça Pedro II

07/08/2015 07:14

Mais uma vez a diversidade de cores marca a abertura do Festival de Flores de Holambra, ocorrido ontem (6), no Centro de Teresina. O evento chega a sua 6ª edição e faz parte da programação do aniversário de Teresina e segue até o dia 16 de agosto na Praça Pedro II. Durante a solenidade, o grupo de capoeira Ginga Piauí fez uma apresentação e encantou a todos os presentes.

Foto: Elias Fontenele/ODIA


O festival é organizado pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, em parceria com o Viveiro Daneluz e com o apoio da Prefeitura de Teresina. Este ano, o evento traz mais de 230 tipos de flores e plantas, de diversas espécies, que ficarão expostas para venda na Praça por preços variados e bem acessíveis. Toda a renda arrecadada no com a venda das plantas será revertida para ações de caridade.

O organizador geral do Festival de Flores, Johson Ferreira, destacou que o objetivo do evento é proporcionar, à sociedade, a oportunidade de contemplar a beleza das plantas e flores em exposição da Praça Pedro II. Além disso, o organizador chamou atenção para a preservação do meio ambiente.

“A nossa atitude em promover esse festival é de expor também mudas de árvores frutíferas e um incentivo para que os teresinenses procurem fazer sua parte, pois todos nós somos responsáveis pela preservação e conservação do meio ambiente”, falou.

Johson Ferreira destacou que, este ano, o foco do festival está nas plantas frutíferas que, na edição anterior, teve bastante aceitação por parte do público que visitou; por isso, essas plantas estão com destaque especial. Em 2014, aproximadamente 45 mil pessoas visitaram a feira e a expectativa é de que, em 2015, esses números se igualem ou sejam superados.

O presidente do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Antônio de Barros, lembrou que, ao longo desses seis anos de festival, é possível encontrar uma grande diversidade de plantas e flores em supermercados de Teresina e isso se deve à divulgação do festival, que despertou o interesse das pessoas pelas plantas.

“E esse é um trabalho voluntário, onde toda a renda é destinada para trabalhos beneficentes e tem uma filosofia maior por traz desse trabalho, que é de desenvolver uma cultura de paz, uma atitude mais ecológica e ampliando uma consciência maior desse mundo e proporcionando a construção de um mundo melhor”, frisou.

Impressões

A dona de casa Marilene Bomfim visitou o Festival de Flores de Holambra pela primeira vez e ficou encantada com tantas flores, plantas, cores e espécies. Além disso, o preço das plantas lhe chamou muita atenção. “Minha irmã sempre vem e dessa vez eu vim com ela e estou encantada, e dá vontade de levar tudo. Eu gostei muito do local que colocaram e do preço, que é acessível e dá para levar de tudo um pouco”, falou.

A estudante Bruna Maria também estava passando pela praça e decidiu visitar o evento. Encantada com tantas flores, ela aproveitou a companhia do namorado para escolher e comprar alguns exemplares. “Eu estou apaixonada. Dá vontade de levar tudo. Os preços são ótimos e aberto ao público, é diferente porque a pessoa está passando, olha e já vem comprar. Muito legal”, comentou.

Poliana Matão é voluntária no festival e ajuda os visitantes na escolha das plantas, orientando e tirando dúvidas sobre determinada espécie, cuidados e preços. Segundo ela, algumas pessoas são especializadas e podem orientar melhor os compradores. “A gente auxilia para favorecer esse contato das pessoas com a planta que ela está comprando e com a natureza, que também é um objetivo do festival”, finalizou.

Além da exposição e venda dos produtos, o evento também disponibiliza cursos gratuitos de montagem de arranjos e flores naturais, compostagem, sustentabilidade, meio ambiente, entre outros. As inscrições são feitas no próprio local.
Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: