Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Diocese inicia coleta de testemunhos para beatificação de Dom Inocêncio

Desde quarta-feira (01), uma equipe do Vaticano está em São Raimundo Nonato trabalhando na exumação dos restos mortais do religioso como parte da Causa da Beatificação e Canonização.

03/02/2017 10:46

A Diocese de São Raimundo Nonato iniciou nesta sexta-feira (03) a coleta de testemunhos para o processo de beatificação e canonização de Dom Inocêncio Lopez Santamaria, que pode se tornar o primeiro santo piauiense da Igreja Católica. Desde a última quarta-feira (01), uma equipe do Vaticano está na cidade, trabalhando na exumação dos restos mortais do religioso, que estão enterrados no interior da Igreja Catedral. Em seus testemunhos, os fiéis dizem o que viram e o que ouviram sobre Dom Inocêncio.

De acordo com o Frei Rogério Soares, Provincial da Ordem Mercedária no Brasil, após a conclusão da coleta de testemunhos, a comissão história começará a agir, realizando pesquisas e estudos para levantar todos os dados biográficos e históricos acerca de Dom Inocêncio. A partir das informações obtidas, será desenvolvido um libelo onde constará todo o processo a ser enviado ao Vaticano.  “O processo deve durar aproximadamente dois anos e meio, quando será fechado e enviado”, explicou o Frei Rogério.

O Frei explica ainda que, quando a Igreja Católica autoriza uma investigação sobre a vida de um religioso, o mesmo passa a ser chamado Servo de Deus, como é o caso de Dom Inocêncio. A Igreja já realizou um estudo e constatou que seu processo de beatificação pode ser feito.

Os restos mortais de Dom Inocêncio foram retirados da sepultura ainda na quarta-feira e o anel e o solidéu (a pequena boina usada pelos clérigos) estão conservados. Todo o material será colocado dentro de uma urna fabricada em São Raimundo Nonato especialmente para isto. Junto aos ossos exumados, será colocado um tecido, que será retirado quando ocorrer a canonização. Com isso, a peça se torna uma relíquia do Santo.

Como parte do processo de beatificação e canonização de Dom Inocêncio, na próxima terça-feira (07) será celebrada uma missa às 19h30 na Igreja Catedral de São Raimundo Nonato, com a exposição da urna com os restos mortais do religioso.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: