Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Devido à crise, SETE cancela voos diretos para São Luís e Belém

Empresa que operava a rota matinal e noturna anunciou a decisão nesta terça.

01/12/2015 15:33

O teresinense perderá uma opção de voos diretos a São Luís e Belém a partir de janeiro de 2016. A SETE Linhas Aéreas, sediada em Goiânia, emitiu comunicado na tarde desta terça-feira (01). O motivo seria a atual conjuntura econômica do país, que exige a reestruturação do segmento de transporte regular de passageiros.

Serão suspensas as rotas atualmente operadas pela aeronave Embraer EMB120 Brasília, mantendo após readequações as rotas que são operadas pelo outro tipo de aeronave que é o Cessna C208 Grand Caravan. As linhas operadas pelos aviões da Embraer, partiam diariamente de Goiânia até Teresina com escalas em Brasília, Palmas, Araguaína, Imperatriz, Marabá, Altamira, Belém e São Luís. Na capital piauiense pousava pela manhã e noite, retornando a Belém via São Luís no período noturno e retornando até Goiânia no período matutino.

Segundo o consultor de aviação regional Alexandre Conrado, a decisão da SETE é reflexo não apenas da conjuntura econômica, mas também da alta do dólar, que influencia diretamente nos custos de leasing, peças de reposição, reserva de manutenção de uma empresa aérea, somado a isso o preço do querosene de aviação. “A operação do EMB120 Brasília tem custo alto, é um avião de apenas 30 assentos e o enfraquecimento econômico afasta passageiros e por tabela se torna inviável manter a operação por parte da empresa”, complementa o consultor.

A ligação Teresina - São Luís - Belém, estava inativa desde 2005, quando a VASP encerrou operações. Em Fevereiro deste ano, a SETE retomou a rota inicialmente com três frequências semanais e posteriormente tornando diário, em horários de interesse do público corporativo, inclusive.

Recentemente, a Azul retirou os voos regulares de Parnaíba, retornando-os como voos extras somente na alta temporada.

Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: