Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Depois de uma década, investigada por casa de aborto reside no mesmo local

Vizinhos dizem que, vez ou outra, idosa ainda recebe visitas de pessoas em carros caros "œde magnata".

10/02/2017 09:14

Encerrando a série de matérias sobre fatos marcantes do Piauí, o Jornal ODIA relembra uma das reportagens investigativas que gerou grande repercussão há uma década e estampou a capa do impresso. Em 2007, o ODIA denunciou uma casa de aborto clandestina em Teresina; na época, foi realizada uma ação policial, resultando na detenção de duas pessoas e na apreensão de equipamentos ginecológicos. Passados 10 anos, voltamos à casa da idosa acusada de praticar os serviços, na tentativa de conversar com a mulher. Também tentamos ouvir alguns vizinhos, mas reações são de desconfiança.

Mesmo após uma década, a mulher reside no mesmo endereço, próximo ao Ginásio Verdão, no Centro de Teresina. A casa também não mudou muito e tem estátuas de santos na entrada. Segundo os vizinhos, a idosa costuma sair pouco, apenas na companhia do filho, mas recebe, vez ou outra, a visita de pessoas em carros caros “de magnata”, como afirma um morador.

A investigada é uma senhora discreta, que fica praticamente todo o dia dentro de sua casa e com as portas fechadas.

A delegada da mulher, Vilma Alves, conta que a idosa vem sendo investigada desde o ano de 1991. “Eu conheço a história dela, ainda nos anos 90. Desde a última investigação que ocorreu, não recebemos mais denúncias do caso e a polícia só pode investigar se houver uma motivação”, disse.

Segundo a delegada, como o aborto é uma prática ilegal, as pessoas que o praticam dificilmente revelam que fizeram e onde fizeram. “Se ninguém denunciar, não teremos conhecimento e não conseguiremos evitar. Teve uma época que ela chegou a ser presa, mas bastou conseguir um bom advogado que é solta. Ela continua praticando. Não temos provas, mas sabemos”, afirma.

Processo

A mulher vem sendo investiga desde 2005. No inquérito policial, recebido em 6 de setembro daquele ano, foram apresentados como provas do delito oito comprimidos de Binotal 500 e uma cartela com Methergin e ela foi indiciada pelo crime de aborto. O caso é de natureza criminal e segue no sistema do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), onde a idosa está entre os réus do processo.

Em 2012, o advogado da acusada chegou a alegar insanidade mental. Contudo, como não foram apresentados laudos com probatórios, o processo seguiu normalmente. A última movimentação ocorreu no dia 12 de dezembro de 2016, quando foi marcada uma audiência de instrução e julgamento redesignada para o dia 22 de maio de 2019, às 10h30, na sala de audiências da 2ª Vara do Tribunal do Júri.

Por: Isabela Lopes - Jornal O Dia
Mais sobre: